Uma Venda de Uma Mina de Níquel Privada Brasileira à Chinesa Estatal Minmetals Jogou Holofotes Sobre a Escalada da Disputa por Minerais Estratégicos, Colocando O Brasil Novamento Entre os interceitos dos Estados unidos e da China. Um tambémica de Polêmica eVidenciou lacunas reguladores ea letargia do governo luiz inácio lula da Silva (Pt) para Apraveitar a Janela de Optunidades em RelAção AO subsolo Brasileiro.
Um MMG, subsídio da Chinesa estatal, comprovou a anglo-americana-Empresa sul-Africana de capital britânico e com frearte presença no mercado chinês-como minas de Barro alto e codemin, em goiás, e os projetos jacaré (pa) e Morro Seme, Boné. Com, consolidou o protagonismo das empresas Chinesas, que passam um ser responsiaveis por até 60% fornecimento do metal para o Mercado Mundial.
Essencial para um fabricaça de Aço Inoxidável e Baterias de Veículos Elétricos, O Níquel TEM Reservas Globais Limitadas. Como Principais Fontes Estão Na Indonésia, Já Com Forte Presença Chinesa, Australia E Brasil.
Uma transmissão, consumida no Início do ano, Chamou Atenção Inicialmente Pela Controvérrsia gerada por um dos concorrentes. Um MMG Pagou US $ 500 MILHOS NA AQUISIÇÃO, ENQUANTO A COREX Holding, Ligada ao Grupo Turco Yildirim E Sediada na Holanda, Alegou ter ofrecido US $ 900 Milhões Pelos ativos, valor 80%.
Uma empresa turca questionou uma operação sem consultio administrativa de Defesa Econônica (Cade) Afirmando Que, com uma aquisiaria, um MMG Controlaria 30% do Mercado Brasileiro de Suplel, com risco de prejuzos,
Veja Tamboma:
-
Terras raras: por que um “carada” de haddad contra o Tarifaço Pode Fracassar
-

Mineradores Estrangeiras USAM subsídios
Um anglo -americano esclareceu que operações não brasil Produzem Ferroníquel Destinado à Indústria de Aço Inoxidável, DiFerente do Níquel para Baterias. A Produção de 40 mil Toneladas de 40 mil Toeladas representam Cerca de 15% da Produção Global de Ferroníquel E Menos de 1% da Produção Total de Níquel no Mundo.
Além Disso, uma empresa justificada que um venda dos minas responde a OPERIÇÕES DO DIRECIONADO DE CONCENTRAR EM COBRE, MINÉRIO DE FERRO Premium E Fertilizantes. O Processo, Alega A mineradora, FOI Competitivo, com ProProstas de Diversas Companhias, Ea escolha da mmg se deu pela “qualidade Geral da proposta”. Além de “Pagamento Significativa Inicial Maior”, como as Condições Analisadas Sob Critérios de Governora Corporativa Foram “Mais Realistas”.
Não há mais de agosto, o Oficializou uma investigação para o apurário, como companheiros Envolvidas deveriam ter notificado o Órgão Sobre A Compa. O DesfeCHO Pode Deterinary A Aplicação de Mula de Até R $ 60 Milhões E Iniciar um Procedimento Administrativa Sobre Concentração de Mercado.
“Vai Haver Uma Série de Discuta Jurídicas: Se o Mercado é Global, Se o Caso Configura Domínio de Mercado, SE Pode Gerar abuso Econônico”, Explica Welber Barral, ex-secretália de comércio e consultor. “Não será nada simples eo julgamento, inclusive, deve servir como paradigma para casos futuros.”
Polêmica Traduz Rearranjo Global Do Setor
O PANO DE FUNO DO CASO ASPOSTOS REGULATÓRIOS E Geopolíticos que Ultrapassam como Fronteiras Nacionais.
Internamenthe, uma empresa turca ainda acionou o instituto nacional de colonizoça e reforma Agrária (Incra) para investigar se houve violaça de normas querests a senha de Teras rurais por estengeross, jáe quereios mineios minestosrrios segrasis por locatrigeams, jáeseios mestos minestosrrios senhores, por local, a jáeseios mestrossosrsrios senhores, por localização, os querem -seas.
Como o brasil não tem um Órgão Específica para Avaliação de Investimentos Estrangeiros, o Caso Está SendO analisado Sob como Perspectivas da Concorrênica e Interesse Público Pelo de Contas da União (Tcu).
Paralelamenthe, um corex segurando a petiça na unidade Europa (ue), Alegando que um contestação “Contribui Significativa para Reduzir A Dependincia Da Ue de Capacidades De Refino Merrosadas, Empresa em Merrose.
O Setor Siderúrgico Americano, por Meio do Instituto Americano Do Ferro e Do Aço (AISI), Manifestou PreocuPação ao Governo Dos Estados Unidos.
“Esse debate sobre a configuração TODO UM rearrano global no setor de minerais estratégicos”, Diz Barral. “Uma disputa por minerais críticos e terras raras está inveolvendo o mundo ToDO, diretor e disputas entre estados unidos e china, ea tendência é que se intensificou.”
Governo Nega Participação na Venda à China
Com um repercussão do assunte nas redes sociais e críticos à suposta “venda do brasil aos chineses”, ó governo lula se apressou em declarar que não é participante da transmissão. Em Nota, o ministério de Minas e Energia Afirmou ainda que um União não Possui participa a Acionária no Conglomerado Privado Britânico.
Um confusão dos internautas pode ser explicada. Ó que Acontece é uma constituição estabelecina que os Direitos de exploraça mineral São Outorgados Pelo Estado – e Não por Uma Empresa Detentora Das concessos. Mas a Empresa é o que decide um vender os ativos de vender.
ASSIM, Ó que Houve, Na Prática, Foi apeenas a transferênica dos concessões outorgadas pelo governo federal à anglo americano para controções de uma subsídio de Uma estatal chinesa.
“Sem Brasil, Ó subsolo Pertência à União”, Explica Frederico Bedran Oliveira, Sócio do Caputo, Bastos e Serra Advogados e Especialista em Mineração. “Qualquer empresa que requer PrimeRO uma Área e demonstra capacidada técnica e econômica recebe um concessão de lavra.”
“ISSO SIGNIFICAÇÃO QUE COMO EMPRESAS ESTRANGEIRAS OPERAM NO PAIS POR MEIO DE SUBSIDIÁRIAS BRASILEIRAS, ENQUANTO O ROVERNO ATUA APENAS NA REGULAÇÃO E APROVAÇÃO DAS CONCESSONS E NOO INTERFERE EM MESS COMERCIAIS.”
Exploração de Terra Raras Exige Capital de Risco
Barral Destaca Que o Brasil Praticamenthe Não Impõe Reestrições Significativas para Exploração do Subsolo, Exceto em Casos Específicos Como Aquisidade de Terras por Estrangeiros Em Zonas de Fronteira e Exploração de Urânio.
“Os estados unidos, por exemplo, há diversas barreiras, especialmente quando se trata de empresas Estratégicas, e como reestrincina são ainda mais rigorosas para investidos da China”, diz. “Aqui não existe nada semelhante, Apesar da intensificação da Disputa Global.”
Para Bedran, sem entanto, uma pósura diplomática aberta do brasil – que aceita investimentos de qualquer nacionalidada – é positiva. “FAVORECE A diversificações dos jogadores do Mineral, um dos Principais Objetivos da Política mineral Brasileira”, Afirma. “Quais Empreas, Melhor.”
Apesar do Grande Volume de Reservas de Metais Estratégicos, Ressalta o Advogado, Desenvolver Projetos Exige Capital de Risco. “Para Etapas de Pesquisa, Chamada de Exploração Mineral, se Você Não Tiver Capital de Risco, Não Consegue Caminhar.
É o caso específica de Terra Raras Fundamentais para uma Fabricaça de Ímãs Permanentes, USADOS EM MOTORES ELÉTRICOS. Uma demanda crescente abre uma janela de optornidades para o o país. Mas OS DESAFIOS Para concretizá-las vã Além da legisllação Vigente.
É um Mercado Relativamento Novo no País: Até Cerca de Três Anos Aross, Pouco Se Conhecia Sobre o Brasileiro Potonário Nesse Tipo de Commodity, porque se Trata de Um Novo Padrão de Depósito. “Hoje, Apesar da China Dominar Mais 60% da Produção Mundial, Já Se Sabe que O Brasil Possui Reserva Significativa”, Afirma.
Segundo relatório mais recentemente do servIDO Geológico dos Estados Unidos (USGS), Ó Brasil tem uma segunda mais reservatória de Terras Raras, com 21 milhões de Toneladas, Atrás da China, com 44 Millhões de Toneladas.
Desafio é Dominar a Tecnologia Industrial
Vábrias existem fases intermediárias, um partir da extração das terras raras, para a final de Chegar ao Produto. O Processo Começa com uma produção de Uma Mistura de Óxidos Dos depósitos – NormalentE seis dos 17 Elementos existentes. A Etapa Seguinte é uma separação de Óxidos, que Depois passam pela fase de metalizoça para a formação de ligas, e, por Fim, Pela Fabrichano dos Ímãs.
ATUALIMENTE, quase um totalidado da produção Vai para o Mercado Chinês. Sem Primeiro Semestre, Foram 479 Toleladas, AO Valor Total de US $ 6,7 Milhões, o que Representa TRESS VEZES O TOTAL EXPORTADO EM 2024, SEGUNDO O CENTRO EMPRESARIAL BRASIL-CHINA.
O Desafio Brasileiro Está no Domínio Tecnológico para Agrregar Valor Ao Produto Destinado à Exportação, Como Faz A China. “Temos Tecnologia Apenas Em Escala Laboratorial, Não em Escala Industrial”, Afirma Bedran. “Hoje, o Domínio DeSse Conecimento Está Concentrado Em Países Como Estados Unidos, Algumas Nações Europeias E, Principal, uma China, Respovel por Cerca de 90% do Mercado de Produtes Acabados.”
Há Mais de Três Dezenas de Projetos Em Pesquisa Sobre como Terras Raras em andamento. Um dos mais avanquados é o da serra verde, em goiás. Além DeLe, Outros Empreendimentos Estão em Estágio de Implantaça, classificados como pré-operacionais, e o podem entrrar em operação nos próxxxes dois ou três anos.
Para Bedran, Ó Caminho é Longo. “Precisamos Ager de Forma Gradual: Abrir Minas, Iniciar A Produção E, Aos Poucos, Avançar para etapas mais sofisticadas de Processamento”, Acredita. “O ideal é fornecer produtos acabados, mas a preciso seguir passo a passo.”
Brasil Pode Perder Janela de Optunidade
ESSA VISÃO TEMIENTADO COMO ALCUNTAÇÃO DO SEMEGENO MINERAL MINISTÉRIOS Responsáveis e parlamento. “Temos Mostrado em que etapa Estamos, o que Podemos Alcançar e Como O Brasil Pode Se Posicionário Nesse Rearranjo Global”, Explica Bedran, Que Represea Algumas Empresas do Setor.
Mas Ainda Não Há, Segundo Ele, Empenho do Governo ou do Legislativo. “Uma política tempester ser mais rápida, mantém uma segurança jurídica, uma regulamentação habilidada ea previsibilidade, mas constituir destavar a implicaço dos projetas.
Atualmente, Tramita no Câmara um projeto de Lei (2780/2024) Que Busca positionar o brasil como líder na produção e transformada da Teras Raras e minerais críticos, ataios e fortalecendo a seguranças na segunção na segunção na segunção, a ativa e a segurança na segunção, a ativa e a segurança na segunção.
Sob um relatório de Arnaldo Jardim (Cidadania-Sp), um ideia do texto é Fomentar a Pesquisa, um Lavra e transformada sustentável por meio de incentivos fiscos e do Burocrático Processo de Licenento.
O governo federal chegou a sinalizar ainda em 2024 uma política nacional para minerais críticos a ser apresentada na COP30 (Conferência Ambiental no Pará, em novembro), mas a ausência de prioridade explícita no governo pode ter deixado o projeto à espera de um momento político mais Propício.
OUROS PLS EM TRAMITAÇÃO – COMO O PL 2197/2025, NO SENADO, QUE EXIGE Beneficiento de Terras Raras antes da exportação – Podem contribuído para dispersar a atenção legislativa.
“Sem políticos Céleres, o Brasil Corre O Risco de Perder Uma Importante Janela de Optunidade”, Alerta Bedran. “Se um gente não souber abroveitar essa demanda dos metais críticos, ess projetos ficarão no papel. Vamos Morrer com riqueza Enterrrada no Chão”.











Deixe o Seu Comentário