O Tribunal de Contas da União (TCU) Volto Um alerta o Governo Federal Na Quarta-Feira (24) De que Concentrar Esforçoes Apenas Na Banda inferior da meta fiscal, em Vez do Centro, Fere A Lei de Responserabilidade Fiscal (LRF). O AVISO FOI FEITO DURANTE A ANSÁLISE DO RELARIO DE ACOMPANHENTO DOS RESULTADOS FISCAIS DO 2º BIMESTRE DE 2025, Que apontou déficit acima fazer limite Permitido pela lei de direcramentos ou maramento (ldo).
Segundo o Documpo, o Resultado Primário projetado FOI de Déficit de R $ 97 Bilhões, Depois Revisado Para r $ 51,7 Bilhões APÓs compensações judiciais. Mesmo com o ajuste, Ó Valor ainda Está Acima da Margem de Tolerância. Um meta zero de LDO para 2025, com variação de até 0,25% do pib (Cerca de r $ 31 bilhões). Para o TCU, USAR ESSA MARGEM COMO META OFICIAL CONTRARIA O ESPÍRITO DA LRF, que prevê Busca Pelo Equilíbrio.
A Corte de Contas Destacou que uma Arrecadação Ficou R $ 31,2 Bilhões ABAIXO PREVISTO NA LOA, PRINCIPALIDADE POR FRUSTAÇÃO EM IMPOSTOS COMO OOF. Uma projeção inicial de AUMENTO DE R $ 22 Bilhões para Revista para R $ 12 Bilhões – E, Segundo OS Auditores, Ainda Pode Ser Superestimada. O tcu lembrou que DESDE 1995 APENAS EM TRESS ANOS O NÍVEL DE RECEBITA EXIGIDO FOI ALANCADO.
Sem despés, lado, houve alta de r $ 25,8 bilhões em relação ao orçamento inicial, puxada pellos beneficia predenciados, que cresceram r $ 16,6 bilhões. ISSO OBRIGOU CORTES DE R $ 10,5 Bilhões em Gastos Discricionários, O Que, Segundo os Técnicos, Compromômetro de Podos O Funcionamento da Máquina Púbblica. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) TAMBÉM REGISTROU AUMUMO EXPRESSIVO: 12,9% Acima da Inflação de 2024 A Abril de 2025.
Os ministros OS fazem tcu ainda apontaram falhas no plano fiscal do governão, citando como exemplar uma sucessão de mudanças no iof – três decretos em um mês e meio – seguidas de questionamentos, sem nenhum congresso. Para o Tcu, Alteranças sem Análise Prévia de Impacto Comprometem a Credibilidade Das Polítas púbblicas e a Regulatória Previsibilidade.
O Relatório, caminhado ao congresso e ao executivo, reforça que uma responsabilidade fiscal de responsabilidada aça planjada e transparente, e cobra medidas imediatas de contenção, como prevé o artigo 9º da lrf. Para os Ministros, o Governo Precisa Corrigir O Rumo e Perseguir O Centro da Meta -fiscal, E Não Apenasas Se Acomodar No Limite de Tolerância.











Deixe o Seu Comentário