Uma Auditória de um Tribunal de Contas da União (TCU) APONTOU FALHAS Considerando a Fórmulação e Execução do Programa Mais Médicos, Especialmente sem Projeto Mais Médicos para Brasil (DMMB), Que LeveRaisis, rego, rego. Entre 2018 e 2024, o Programa Recebeu Cerca de R $ 20,2 Bilhões em Recursos E É Tido Pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Pt) COMO Um dos Principais Iniciativos Retomadas por ELE APSUMIR O TERCIRO MANDA
De Acordo com Um Auditoria Relatada Pelo Ministro Jhonatan De Jesus e Queve O Relatório Voto na Última Semana, o Diagnóstico Sobre a Carência de Médicos em Átreas Vulneris Não FOI Comprado Em 2023, o que é Falous Falouou Não projeto.
“O Exame Revela Governaça satisfação em coordenação e monitoramento, mas debilidades relevantes em diagnóstico, Análise de alternativas, Especificações de metas, indicadoras de custoefetividade e gestão de riscos; fragilidades nãofiRes, fragilidados de nãos, fragilidades nãos. e transparênica do gasto púbblico ”, escreveu o ministro no relatório.
Em respasta, ó ministél da saúde afirmou à Gazeta do Povo Que atua no aprimoramento do programa Mais Médicos Desde 2023 com AÇões que Atendem à Recomendações do TCU. Segundo uma macarrão, Parcerias vêm SendO Firmadas para Criar Indicaders de Efetividade do Programa (Veja Na Íntegra Mais Abaixo).
Veja Tamboma:
-
Lula Descarta retaliação, mas Volta Um crítico Trump ao Anunciar Plano Contra Tarifaço
O Relatório do ministro jhonatan de Jesus indica que os objetivos Legais do PMMB São genéricos e que, como metas se restringem ao número de vagas, sem indicadores de cllaros Sobre impacto na população. Tamboma Aponta Ausência de metas e periodicidada para indicadores de eficincia efetividade, falta de análise de Custo-beneficio e gestão de riscos insuficiente.
“Entende-se que os indicadores desenvolvidos para a análise da eficiência dos processos de trabalho da política atendem apenas parcialmente o Referencial de Controle de Políticas Públicas do TCU, visto que, além de não terem metas a eles atribuíveis, nem especificação Da periódica com que precisari ser medidas, foram previstos apenas para medir a fixáção dos Médicos ea Proporção de Proporo Dessa Mão de Obra por Índice de Vulnerabilidade Social ”, Citou.
O Ministro Pontuou, Ainda, que os indicadores de efetividade se Restringem Apenas à Cobertura Populional Estimada e aos níveis de satisfação de usuários, Médicos e Gestores. Nenhum entanto, o impacto do programa na assistência à saúde da população “não é medido por nenhum dos indicadores apontados”.
Entre como recomendações, o sugere que o ministério da saúde Melhore o Diagnóstico do Problema, Avalie Alternativas de Intervenção, Defina Objetivos e metas mais cllaros e implementam gestão de riscos. Uma expectativa é essAs Ações Tornem aplicação dos Recursos Mais transparente e os resultos Mais Mensuráveis, AlinHando-se aos Princípios Constitucionalis de Eficiincia e Publicidade.
Em resposta, o ministélio da saúde afirmou que trabalha com parcerias com universidades federais para crriar indicadoras, impactos simulares e dessenvolver algoritmos que priestizem áias mai vulneráveis. ATUALIMENTE, DIZ A MASSA, O Programa Conta com 26,4 Mil Médicos Atuando em 4,5 mil Municípios e em ToDos os distritos Sanitárrios Especiais Indigenas, Mais que o dobro de 2022.
Destacou, Ainda, que um expansão da CobertURA eO Fortalecimento da Atenção Primária São Fundamentais “Na Reduza de Agravos de Saúde e Internações” e Estudos Independentes Apontam A relevânia do programa não.
Veja abaido o que disse o Ministélio da saúde Sobre a Auditoria do TCU:
O ministério da saúde Desde 2023 ATUA NO APRIMORENTO DO PROCRAÇÃO MAIS MÉDICOS E COM AÇÃO QUE ATENDENDEM ÀS RECOMENDAÇÕES DO TCU. Como as iniciativas incluem parcerias universides federais para indicadores, simulaço de impacto e algoritmos de priorizaça ão territorial com intuito de avançar na fixação paraiS por profissionais em sraeas de vulnerabilidade e nos OSsousados
Atualmente, o Programa Mais Médicos Conta com 26,4 Mil Médicos Atuando em 4,5 mil Municín e em Todos os distritos Sanitárrios Especiais Indigenas (dseis) Do País – Representa Mais O dobro em MELAIRATER EM 2022. Primária, Porta de Entrada do Sus, é fundamental na redução de Agravos de Saúde e Internações. Estudos Independes Apontam a relevante é iniciative na Garantia de Atendimento Médico a 67 Milhões de Brasileiros.
CABE RASSALTAR QUE O TCU CONCONHECE QUE A INICIATIATIA ATUA EM CONFORMIDA COM A LEGHERAÇÃO E QUE A “COORDENAÇÃO EO Monitoramento do Programa Estão Funcionando BEM”. Os Ajustes Em andamento Seguem o Fluxo Natural de Avaliação e AperfeIçoamento dos Políticos Públicas.











Deixe o Seu Comentário