O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), marcou a sabatina de Gabriel Galípolo para o dia 8 de outubro, mesmo dia da votação no plenário da Casa. Cardoso também confirmou que o relator da indicação será o senador Jaques Wagner (PT-BA).
Na semana passada, Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Roberto Campos Neto no comando do Banco Central. Atualmente, ele é diretor de Política Monetária da autarquia.
A realização da sabatina foi definida nesta quinta-feira (5), após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciar que a votação no plenário seria após o primeiro turno das eleições municipais. Galípolo será ouvido pelos senadores na CAE na manhã do dia 8 de outubro.
“Caberá ao presidente da CAE definir, até 8 de outubro, a realização da sabatina”, disse Pacheco. As votações são secretas, por isso devem ser presenciais, e o indicado deve conseguir a maioria dos votos.
Para assumir a carga, Galípolo precisa ser sabatinado pela CAE e ter o nome referendado pelo plenário. Nos últimos dias, o diretor do BC tem percorrido gabinetes de senadores em busca de apoio antes da votação, movimento conhecido como “beija-mão”. O governo espera não ter dificuldades para aprovar a indicação.
Deixe o Seu Comentário