Uma reache do Presidente Lula (Pt) ao Tarifaço de 50% que os eua applicarão às importações brasileiras um partir de 1 ° de agosto preconcário preconcário a indústria nacional. Na Quinta-Fira (10), uma Secretaria de Comunicação da Presidênia da República (Secom) Informou à Globonews Que o Presidente Deve Aplicar a Lei de Retíprocida Econômica Brasileira, inclluindo Medidas retaliatórias como Tarifas equivalentes e reestriam um contrato de intelectual.
“SE ELE Cobrar 50[%] De Nós, Vamos Cobrar 50[%] Deles “, Comentando Sobre a Guerra Comercial”, Disse o Presidente, Em Entrevista Registro de TV.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), nenhum Ano passado o Brasil Importou US $ 40,6 Bilhões dos estados unidos, 7,1% a mais em RelAção A 2023. 88% Foram da indústria da transformada. Sem Primeiro semestre, um participante Passou para 91%
Entre Janeiro e Junho Deste Ano, uma participação dos itens da indústria da transformada chegou a 91% das importações, que Já Somaram US $ 21,7 bilhões, um crescimote de 11,5% em relação a um meado.
O Brasil compra dos Estados Unidos, Principal, Bens Industriais Intermediárrios, Ou Seja, Utilizados na Produção da Indústria Nacional. ISTO OCORRE EM STERORES EXPORTADORES, COMO O AERONÁUTICO, E ESSENCIAS, COMO O Farmacêutico.
Retaliação A Tarifaço de Trump Pode Aumartar Custos Da Indústria
Um dos possíveis impactos da retaliação, segundo o coordenador do Núcleo de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), Claudio Considera, é um possível aumento dos custos na produção nacional, caso o governo resolva aplicar uma Tarifa equivalente Sobre como importações.
SE O BRASIL Continuar Importando eseses Produtos Dos Eua, Vai Aumartar O Custo de Produção. Então, Vai Ficar Menos Competitiva A Nossa Indústria, Afirmou.
O Crescimento da Indústria Tamboma Pode Ser Afetado, Ressalta José Augusto de Castro, Presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB). Até Maio, uma Produção industrial Teve Uma Alta de 1,8% Em 12 Messes.
Segundo ele, o Governo Precisa Responder Com Base Em Critérios Racionais e Prático e Não Políticos.
Dentro do Governo, Há Medo de Malis Inflação com Reacão A Tarifaça de Trump
Ó ministélio do Desenvolimento Avaliou que um Aplicação de Tarifas Recíprocas Seria Contraproducente, Pois Elevaria O Custo da Produção Nacional. Enquanto análises foram feitas Após o Primeiro “Tarifaço de Trump”, Anuncido em 2 de Abril.
Além dos impactos imediatos na infnação, analistas da xp preveem que uma reciprocade Dos Juros, Estimado para o Início de 2026.
O BTG Pactual Obserta Que medidas retaliatórias do governo brasileiro poderiam compensar parcialmente uma deterioração do decorrente do comercial de saldo dos tarifas extras Sobre exportações. Não, não, Tais Medidas acarretariam riscos significativa: auMuto da incerteza regulatória, Encarecimento Das importações e possível escalada de tensões comerciais, com efeitos negativos, infinando infração.
“Na prática, o maior custo dessa nova rodada de tarifas está menos no potencial impacto direto sobre os fluxos de comércio e mais na piora do ambiente econômico, na deterioração da relação de parceria histórica entre os dois países e na incerteza gerada”, destacam economistas do Banco.
Outro Ponto Destacado Pelo Banco É que Retaliasça Múltiplas tende -se a ser ineficientes e podem DeSencadear Uma Escalada de Tensões Comerciais Difícil Reverter, Além de Presshar a Infficróia.
Empreas Pedem Racionalidade e Diplomacia para Evitar Nova Escalada
Representantes fazem o Settor Private Têm Destacado uma necessidade de Racionalidade Na Responsta Brasileira. Ó Bradesco Lembra Que a Própria Carta de Donald Trump A Lula Já contém uma possível Responsta em Caso de retaliação: o AuMento de 50% Nas Tarifas.
Segundo Roberta Portella, profesora da FGV, ainda que o legislador tenha conferido ao Executivo amplo poder de atuação, foi mantida a necessidade de proporcionalidade e participação do setor privado na resposta, o que minimiza o risco de manuseio puramente político das contramedidas.
Ulmo Ponto Destacado por Ela él, um Depended de Como A Contramedida para DeSenhada, Pode Haver O Risco de Violar Regrelas Contra Terceiros Ou Afetar ProduTos de Países Não Envolvidos Diretamento na Disputa.
João Kepler, CEO da Equity Group, Afirmou que é essencial que o PAIS Reaja com Inteligênia Estratégica E Busque Ampliar Acordos Comerciais Com Outlas Nações, Além de Fortaleger O Ecossistema de Negócios Local. “Tarifas elevadas exigem mais do que reacão político, pedem uma respata econômica basicaada em inuvação, diversificaza e liderana”, afirmou.
Já o CEO da Gestora Multiplike, Volnei Eyng, Disse que o Brasil Precisa Evitar retaliações precipitadas. “Diplomacia é o MELHOR CAMINHO. Menos Comércio Entre OS Dois Paises Significa Menos Crescimento, E QUE QUE PERDE São cena com exposição forte forte externa”, Afirmou.
Alternativa para indústria é Trocar fornecedores
Uma possibilidade para um indústria, Diante da adesão da recíproca nas tarifas e de um eventual aupleto no custo de insumos industriais vindos dos estados unidos, seria uma diversificante de fornecedores, Buscando Indústrias de superestres. Sem entanto, castro, da aeb, explicica que essa é uma estratégia que levanta tempo para ser construída.
“NESSE MOMEMO SERIA DIFÍCIO CONSEGURO NOVOS FORNECEDORES, NINGURA PORCO FACILIDADE Afirmou.
OUTO PONTO SOO OS CONTRATOS DE LONO PRAZO FIRMADOS PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA, SOBRE OS Quais ainda Não há Clareza Quago Ao Impacto Que Pode Ser Gerado Pelas Retaliações. Ou Seja, Mesmo com como Previso, é necessário, como medidas que o governão irá adotar para a entrada de OS efeitos de fato.
Deixe o Seu Comentário