BCN

Questão fiscal será decisiva nas eleições de 2026, diz economista

Questão fiscal será decisiva nas eleições de 2026, diz economista

Questao Fiscal Sera Decisiva Nas Eleicoes De 2026 Diz Economista.jpg


Economista-chefe do BTG Pactual. Mansueto Almeida, durante mesa-redonda comemorativa aos 80 anos da Fiep| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep

A questão fiscal vai ser crucial nos debates das próximas eleições presidenciais, que acontecem em 2026, destacou o economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, durante mesa-redonda sobre contas públicas nesta quinta-feira (15). ) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento, que faz parte da comemoração dos 80 anos da entidade empresarial, conta com o apoio da Gazeta do Povo.

Também participaram do ex-presidente Michel Temer e do presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter. O debate foi mediado pela jornalista Thais Herédia.

Dados do Banco Central (BC) mostram que, nos 12 meses encerrados em junho, o resultado primário (gastos do governo, gerenciamento de despesas com juros da dívida pública, menos a arrecadação) foi deficitário em 2,44% do PIB. Ao fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), em dezembro de 2022, havia um superávit de 1,25%.

O endividamento público também vem aumentando: em junho, atingiu 77,8% do PIB, o nível mais alto desde fevereiro de 2022. Essa trajetória ascendente da dívida tem gerado grandes preocupações no Comitê de Política Monetária (Copom) e no mercado financeiro.

São velhos erros que estão sendo repetidos. “Tivemos uma crise aguda na economia por causa de erros sucessivos de política econômica entre 2008 e 2015”, afirma o economista do BTG Pactual. Um dos reflexos foram dois anos consecutivos, em 2015 e 2016, de queda no PIB. Algo semelhante só ocorreu em 1930 e 1931, como a decorrência do crash da Bolsa de Valores de Nova York, que aconteceu em 1929.

Mansueto diz que a questão fiscal precisa ser retomada, sob pena de afetar mais a atividade econômica. “O empresário não olha para o curto prazo na hora de tomar decisões. Ele mira em um horizonte que pode chegar a 20 anos”

Sair da versão mobile