Um Herança Eo Planejamento Patrimonial Devem Pasar por Uma transformada Dupla nos Próxxos Anos.
De UM Lado, uma proposta de Reforma do código civil em Debate No Congresso Trazanças Mudanças Profundas Nas Regredas de Sucessão, Alterando o Papel do Cônuge e Ampliando como possibilidades de exclusão de Herdeiros. De outro, uma republicana de reprova, a aprofou as Novas, para a Cobranaça, do IMPOSTO SOBRE HERANCAS E DOAÇÕES, QUE TERA ALÍQUE ARROGRESSIVAS E POE AUMUMAR A CARGA TRUBLERIA NA transferênica de Grandes Patrimônios.
O Projeto de Lei (PL) 4/2025, que propõe a ATUALIZAR O CÓDIGO CIVIL, É DE AUTORIA DO SENOR RODRIGO PACHECO (PSD-MG) E FOI APRENTEDADO QUANDO ELE AInde Presidia o Senado Federal. Uma proposta altera Cerca de 900 Pontos da Regra Matual E Inclui 300 Novos Dispositivos.
Ana Paula Peixoto, Sócia e Chefe da Área Jurídica da Lenda, Empresa Especializada em Gestão e Sucessão Patrimonial, Avalia Que como Mudanças que Estão Estão Senda Analisadas TRAZEM MAIS Liberdade
SOB ESSA PERSPOSTIVA, ELA ATENDE QUE O PLANSJENTO PATRIMONIAL TORNA-SE MAIS FLEXÍLO E PULLIZADO, POSSBILITANO QUE CADA Organizar um transferência de Seu Patrimônio de Acordó com Seus Próprios Valores, inclusive levando em contasia Craderios Maias Vínculo.
“ESSA LIBERDADE É MUITO POSITIVA, MAS EXIGE Documentaça Mais Estruturada para Evitar Brigas No Futuro. ISSO PODE INCLUIR TESTAMOS BEM REDIGIDOS, COM ESTABELECIMENTO DE CLÁUSULAS RESTIVAS, COM, COM, AFFERMURA DEA.
Código civil vigente para abrovado há Mais de duas décadas
O código civual, abrovado em 2002, substitui como normas legais editadas em 1916, que vigoraram de 1917 a janeiro de 2003.
“Então, SOB Alguns Aspectos, Ele Nasceu Destaado. Passados mais de 20 Anos, Independentent de Concordar Ou Não Com como Mudanças, é necessidade de ELAS ESENHAM PARA, ENTRAS FULIDADES, ENFRENTAROS OS DESAFIOS Contemporâminos
Nova ProPosta Modifica Status E ACESSO DO CONJUGE à Herança
Uma das Modificações de Principais ProPOSTAS em Reláção à Herança é uma Alteração do Status do Cônuge e de CompanHeiros, Que Deixariam de Figurar Entre OS Herdeiros necessidade.
ATUALIMENTE, FILHOS, PAIS EO CONJUGE (OU COMPRANHOIRO, EM EQUILAÇÃO VIA JURISPRUDÊNCIA) São considera os Herdeiros necessidades. Por essa razão, uma lei Garante A Estes Uma parte obrigue -se de 50% do Patrimônio, Chamada de “Legítima”.
Com uma eventual mudança, viúvos e viúvas teriam que ser explicitamentmente indicados no testamento para o recebimento sua parte do patrimônio, ao contrário de pais, filos e netos.
Cônjuges Deixariam de Receber Herança
Segundo Ana Paula, Desde O Primeiro Momento, ESSA Modifica, Gerou Muita Controvérsia, Já Que, SE para Aprovada, uma herança somente será concedida.
“Mais do que é. Deixando o Cônuge/Companyiro de Figurar no Rol dos Herdeiros necessidades, Poderá ser exclui do recebimento da herança, se um Pessoa Assim Express SUA VONTADE”, Explica.
Herdeiros Necedriios Poderão ser excluídos
OUTRA MUDANCA IMPORTANTE que uma proposta do novo código Civil Traz é uma possibilidade de excluir herdeiros necessitrios em caso de “densa à integridade física e psicológica” e “desamparo e abandono efetivo, voluntário e” e “efetivo.
Atualmente, o código civil prevê a possível deserdaçação em quatro situtações: densa física, infiniria, relações ilícitas com madrasta ou padrasto e empo de desamparo emaça ã o ou mais Ou Seja, uma Nova Regra Amplia como Possibilidades de Deserdação.
Veja Tamboma:
-
Mais imposto à vista? STF Analisa Cobrança de Ir Sobre Herança em Vida
-
Adeus, Brasil: Sanda de Milionários do Pais Aumenta 50% em um ano
PROPOSTA DE CÓDIGO CIVIL ANTES EXTAS MUDANCAS PARA HERANCA
Além Das Alterações Anteriormente Citadas, uma proposta do Novo Cósdigo Civil Ainda Estabelece:
- Direito Real de Habitaça do Cônuge no Imóvel Onde O Casal Morava, Caso Não Tenha Ulho Lugar para Residir.
- Direito de usufruto de um imóvel no testamento, especialmente em casos de Dependênia financeira do falecido.
- Equiparaça Entre Cônjuges E Companianos na Sucessão, Eliminando Distinção Legais existentes.
- Redução da parte da legítima (destinada aos herdeiros necessidade) de 50% para 25% do patrimônio.
- Extinção dos Testamentos aeronáutico, Marítimo e de Guerra – Realizados em casos especiais, de morce iminentene em aeronaves, Navios ou situações de combate.
- Criação do Testamento emergente, válido por 90 dias e sem uma necessidade de testemunhas.
- Criação do Testamento Conjuntivo, Que Permitiria a Cônuges Ou Companos Elaborarem Testamentos Recíprocos para Suas Partes Disponíveis da Herança, Modalidade ATUALIMENTE VEDADA.
- Reserva de 25% dos Bens da parte perna para um Herdeiro considerado Hipossuficiente e Vulnerável.
- Inclusão de Herdeiros Ainda não Nascidos No Momento da Morte do Testador, inclluindo Aveles Gerados Um Partir de Material Genético Congelado.
- Testamentos em formato de vídeo ou ondros meios digitais, com assinatura digital.
- Inclusão da Herança Digital no Testamento, Abrangendo Criptomoedas, Senhas de Redes Sociais, Vídeos, Fotos, Documentos e Mensagens.
- Inclusão da destinaça -o deverá ser dada a materiais genéticos armazenados no testamento.
HERANCA E GESTÃO PATRIMONIAL EXIGIRÃO ATENÇÃO
Caso como Novas Regas Sejam Aprovadas, Ana Paula entra que será preciso Cautela e apoio de profissionáriais capacitados para garantir que um Vontade Dos testamentários seja obedecida.
Para o que é uma sucess êxc, uma revisão no código civil trará um testamento de revisar necessária, checar apólices de seguros e alinhar os veículos de investimento (consolusos)) à sucessão.
Reforma Tributária Também Truz Novas Regas para Herança
Ainda que Não Faça Parte Discuta Sobre como Alteraça não Códula Civil, uma implementação da Reforma Trututária tamboma terá seus impactos no planojamento sucess êxio e nas nas.
Uma reforma tornou obrigana uma adesão de uma alíquota progressiva de até 8% nenhum imposto Sobre transmissão causa mortis e doação (itcmd), um tributo estadual. Tamboma Haverá Mudanças na Base de Cálculo do Imposto.
De Acordo com Humberto Aillon, Especialista em Mercado Financeiro E Empreas Na Fipecafi, uma incidênia do Imposto Será Calculada de Forma Independente por Herdeiro.
Foi definido um limite Máximo de Alíquota, Que Não Poderá Exceder 8%, Mas Cada Estado Mantém Sua Independendênia Para Definir como Fiaxas e Regas.
Imposto Pode Diminuir Nas Heranças de Menor Valor, E Aumartar Nas Maiores
Segundo Aillon, Utilizando como exemplos estados cuja alíquota é de 4%, uma heranaça de até r $ 300 mil terá redução de cerca de r $ 6 mil com os impostos – um alíquota, nesse, nesse, mama 4%para 2%.
Em Contrapartida, Uma Herança Acima de R $ 3,5 Milhões Terá elevão na alíquota de 4% para 6%, gerando umupleto de ceca de r $ 70 mil.
Herdeiros únicos pagam mais imposto
Outro exemplar citado por aillon diz respeteito à dif. diferença de cobrança do itcmd para herdeiros Únnicos ou Múltiplos. Uma heranaça de r $ 15 milhões, por exemplo, considerondando uma alíquota de 4%, teria incidência de r $ 600 mil de imposto. Com uma Nova Alíquota, se o Herdeiro para Único, o Imposto Será de R $ 1,2 Milhão, um aupleto de 100%.
SE, Por outro Lado, um Herança Fosse Destinada A Dois Herdeiros em Proporções Iguais, o AuMuto Total Seria de R $ 300 mil, ou 50%.
“Sem Geral, Será necessidade de uma BOA revisão do Planejamento Familiar, Pois haverá diversos casos em que o percentual de será reduzido, mas um arrecadação será maior, o que impactará como pesoas envolvidas sem plano patrimonial”, afira.
Deixe o Seu Comentário