Singapura, um país conhecido por ser relativamente próspero economicamente e com um padrão de vida por vezes elevado, surpreende com uma peculiaridade no setor automobilístico.
No território singapuriano, o carro mais barato disponível para compra custa quase um milhão de reais. Essa situação única é resultado de um sistema regulatório chamado Certificado de Titularidade (COE), que controla a frota de veículos no país.
O que é o COE?
COE é a abreviação de “Certificado de Titularidade” ou “Certificado de Licença” (Certificate of Entitlement, em inglês). Esse sistema foi introduzido em 1990 pelo governo de Singapura como uma medida para controlar o tamanho da frota de veículos no país.
A necessidade de limitar a quantidade de carros nas estradas está relacionada com as condições geográficas únicas de Singapura.
Como funciona o COE?
O COE funciona como um sistema de leilão. Para possuir um veículo em Singapura, um residente deve adquirir um COE, que dá a ele o direito de registrar e possuir um carro.
O governo emite um número limitado de COEs em um leilão regular, o que cria um sistema de oferta e procura. Como resultado, o preço do COE varia significativamente, dependendo de vários fatores, incluindo a demanda e as políticas governamentais.
O impacto nos preços dos carros
O alto custo do COE é diretamente transferido para o preço dos carros. O carro mais barato disponível no mercado de Singapura, o Kia Stonic EX, é um híbrido que, em termos de custo total, pode chegar a cerca de R$ 770 mil, em conversão direta, considerando o preço do COE, impostos e taxas de registro exigidas pelo governo.
Essa realidade torna os carros uma aquisição cara e luxuosa para os cidadãos de Singapura. Como resultado, o transporte público e alternativas de mobilidade, como bicicletas e patinetes, são amplamente preferidos.
A situação em Singapura é um exemplo extremo de regulação governamental para controlar o tráfego e preservar a qualidade de vida em uma nação com recursos limitados. Embora seja um caso único, destaca a importância de entender como os sistemas regulatórios podem impactar os preços dos veículos em diferentes partes do mundo.
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