As companhias aéreas Latam, Gol e Azul despencaram no ranking internacional AirHelp Score 2024, que avalia pontualidade, qualidade de serviços e processamento de operações em 54 países. De 109 empresas, as que prestam serviço no Brasil não figuram nem entre as 20 melhores.
A Azul registrou a maior queda em relação a 2023, passando do 47.º lugar para o 83.º neste ano. A Gol, por sua vez, caiu do 68.º lugar para o 78.º em 2024.
A Latam Airlines ficou na melhor posição (23.ª) entre as três. Porém, bem aquém do quinto lugar conquistado em 2022 – no ano passado, ficou de fora da lista.
A pesquisa sobre as companhias aéreas é realizada a partir da avaliação dos próprios passageiros. Nesta edição, foram ouvidos 19,8 mil clientes.
Em relação à pontualidade, a Latam e a Gol se saíram bem, com notas 8,3 e 8,4, respectivamente. A Azul conseguiu 7,7 pontos.
No quesito qualidade do serviço, a Gol ficou para trás, com 7,8 pontos. Enquanto isso, Latam somou 8,1 pontos e o Azul, 8,2 pontos.
As três foram mal na resolução de problemas. As notas de 5 pontos para Latam e 0,1 para Gol e Azul puxaram as médias da pontuação final para baixo. Sendo assim, a Latam somou no total 7,16 pontos, seguida por Gol (5,44 pontos) e Azul (5,32).
“Os resultados do ranking reforçam a insatisfação dos usuários de companhias aéreas nacionais, especialmente no que diz respeito à resolução de reclamações sobre problemas nos serviços prestados pelas empresas”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
“É um alerta para que as companhias se atentem e busquem soluções para oferecer melhores serviços”, pondera Barreto.
No ranking global, a companhia aérea belga Brussels Airlines foi eleita a melhor do mundo na avaliação dos passageiros, desbancando a Qatar Airways, que figurou em primeiro lugar no ranking por dois anos consecutivos.
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