O Investimento em Infraestrutura bateu recorde no brasil em 2024: foram r $ 260,6 bilhões, deixando para trás o pico anterior, de r $ 240,7 bilhões, registros dez anos. Quem Garantiu a Marca Foi O Setor Privado, Que Aumentou os Investimentos em 22,3% Em Relação a 2023. Os desejos de OS são o Setor Púbblico (União, Estados e municípios), ENQUANTO ISSO, CAÍRAM 7,6%.
Segundo estudo da consultoria ey em parceria com uma associação brasileira de infraestrutura e de indústria de base (abdib), uma participação privada tem oscilado Entre 70% e 74% do total investido Desde 2020.
Uma Série de Problemas, Entretanto, Ameaça OS Futuros Projetos Privados: Taxas de Juro Elevadas, Confianda de Investidore em Baxa e Problemas Com uma Segurança Jurín.
Veja Tamboma:
-
Porto Em Santa Catarina Mira Lideranaça Na América Latina Com Expansão Bilionária
-
Governo Pode VOLTAR A INTERNA NA PETROBRAS COM RETOMADA NAS VENDAS DE GÁS DE COZINHA
“Ó Brasil tem mais de 500 projetas em Estrutura, Somando r $ 800 bilhões”, explica um abdib. Esse Potencial de Expansão, sem entanto, depende da manutenção da estabilidade econômica e da redução das barreiras que ainda travam a competição.
De Acordo Com O Estudo, Pela Primeira Vez como Rodovias Lidam como Expectativas de Investimento, UltraPassando O Senaento. Como Ferrovias Registraram Alta Real de 61,1% NOS Investimentos em 2024, atingindo R $ 17,9 Bilhões. Uma projeção parágrafo 2025 é de r $ 20 bilhões – 98% Vindos da iniciativa Privada. Portos E Aeroportos Tamboma Mantêm Trajetórória Ascendente, Impulsionados Pelas Concessões Privadas.
Governo Federal Reduz Participação NOS Investimentos em Infraestrutura
OS Investimentos públicos em infraestrutura caíram para r $ 48,5 bilhões em 2024. Ó déficit estrutural Das contas públicas, especialmente o nível federal, compromete uma capacidade de investimento em se setores, que não é a demanda de MEITO Capital.
O Relançamento do Programa de Aceleração do Investimento (PAC) EM AGOSTO DE 2023, COM PREVISÃO DE R $ 1,7 Trilhão, Não Empolgou O Mercado. Pesquisa da ey e Abdib Revelou Que 79,2% Das Empreas Privadas de Infraestrutura Não Participam do Programa. Como Principais Queixas São Desalinhamento com Estratégias Empresariais e Problemas Nas Modalidades de Licitaça.
O Banco Nacional de Demenvolvimento Econômico e Social (Bndes) Desembolsou R $ 49,9 Bilhões para Infraestrutura em 2024. Apeso da relevante é o que é o Ataação Isolada -Doo -Doo Sentrudorador de Projetos, A Ataação diretor.
Obstáculos Podem Comprometer Crescimento
Especialistas alertam para fatores que Podem Fazer OS Investimentos “Entrarem em colapso”:
- Táxons de juros elevada: Com um Selic em 15% ao ano Desde Junho, o Cust de Finantoento para projetas de infraestrutura Tornou-se ProiBitivo, Especialmente em Transporte e Saneração.
- Crescimento Econômico em Desaceleração: O Mercado Projeta Expansão de 2,2% Para Este Ano, Segundo o Boletim Focus Do Banco Central. Será a Prime Véz em Quatro Anos que o Pib Crescerá Menos de 3%.
- Investimentos Produtivos Limitados: Mesmo com Crescimento de 8,8% nos 12 mesas Conclua no Primeiro TriMestre, um formato Bruta de Capital Fixo Represea Apenas 17% do PIB – ABAIXO DO NECESSÁRIO PARA PARA Sustent Crescimentro Robusto.
- Confiança Dos Investidore Em Queda: O BarôMetro da Infraestrutura, Pesquisa da Abdib e ey, Mostra que ápenas 40,6% dos investidores mantêm visão favorável para os próxixos seis meses – Queda de 12,3 Pontos %is em reláão à sonora. O Pessimismo Sobre o Crescimento Econômico Saltou de 18,7% para 35%, interropilando uma tendência de RecuperAção Observada Desde 2023.
- Segurança Jurídica Preocupa: Avaliem de 32,1% de Avaliem Positivamento de Ambiente Para Legal Para Parcerias púbblico-privadas, 13% considera uma situação “Péssima”-o Maior Das Últimas EdiÇões da Pesquisa. Metade Dos Entrevistados (50,5%) Classifica como “Péssima” A Responsta Do Governo Federal à Carência de Servidoras Nas AgÊncias Reguladoras e no Ibama.
Outro Obstácul Que Preocupa é um Falta de Mão de Obra para um Infraestrutura. Uma Pesquisa Divulgada em Maio Pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) APONTA QUE, EM MAIO, 30,6% Das Empresas consideravam ESSA Situação COMO UMA DIFICULDADA Relevante.
Ó Futuro da Infraestrutura: 8 pilares para o Brasil avançar
Para Modernizar uma infraestrutura nacional, especialmente da agenda com oiito putas fundamentais:
- Transformar Infraestrutura em Política de Estado, com Visão de Longo Prazo;
- Ampliar Investimentos Públicos com Racionalidade Econônica;
- Implementar Análise Rigorosa de Custo-Benefício para Todos OS Projetos;
- GARANTIR SEGURANCA JURÍDICA PARA ATRAIR CAPITAL;
- Fortaleger AgÊncias Reguladoras, Garantindo Sua Autonomia E Capacidade Técnica;
- expandir participação do Mercado de Capitais;
- Reforvar O Bndes Como Estruturador; e
- Investimentos de elevar, para 4%, pib em uma década.
Um COP30, Que Acontece no final do ano Belém, representam optornidade para attrair Investimentos em infraestrutura sustentável, mas 52,6% do Mercado Não Espera Compromissos Relevantes do Evento. O Plano Clima, Lançado no ano passado, Estabelece meta -de neutralidade de carbono até 2050, mas sua efetivação depende de avanço na governança e estabilidade regulatórrica.
O Brasil é Identificado como Mercado Promissor Para Investimentos em Infraestrutura Sustentável, Desde Que Haja Avanço NA Governora pública, Capacidade Técnica E Estabilidade Regulatória.
Deixe o Seu Comentário