Um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta mensal de energia é a geladeira. Além de funcionar 24 horas por dia, a abertura e a data da porta do equipamento das pessoas da casa levam ao aumento do consumo de eletricidade.
Por essa razão, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está orientando os cidadãos que boas práticas de instalação, uso e manutenção ajudam a reduzir o consumo, além de evitar desperdícios e prolongar a vida útil do aparelho.
Dicas
A primeira dica é que a geladeira não deve ficar colada na parede nem ser instalada em espaços muito estreitos. Componentes como o compressor e o condensador precisam de espaço para liberar a calor gerada durante o funcionamento. Quando essa ventilação é prejudicada, o motor funciona mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo.
O Inmetro recomenda seguir as instruções do fabricante que, em geral, indicam uma distância mínima de cerca de 15 centímetros das paredes.
Outra orientação importante é evitar abrir a porta do refrigerador com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Esse hábito permite a entrada de ar quente, o que exige maior esforço do sistema de refrigeração.
Para reduzir o consumo, o Inmetro recomenda que o ideal é organizar os produtos, abrir a porta apenas quando necessário e evitar guardar alimentos ainda quentes no interior do aparelho. Deve-se também verificar regularmente a borracha de assentamento, pois desgastes e frestas comprometem a eficiência e elevam o gasto de energia.
De acordo com o Instituto, a limpeza do condensador, chamada serpentina, que está localizada na parte traseira da maioria dos modelos, é fundamental para o bom desempenho da geladeira, uma vez que o acúmulo de poeira e gordura dificulta a liberação de calor e pode aumentar o consumo.
Uma prática adotada por muitas pessoas, que é secar roupas atrás do refrigerador, é considerada totalmente fechada pelo Inmetro, pois bloqueia a saída de calor, reduz a ventilação e prejudica o funcionamento do equipamento. O Instituto reforça que a adoção desses cuidados contribui para um consumo mais eficiente, reduz a conta de energia e ajuda a manter o eletrodoméstico em boas condições por mais tempo.
O Inmetro reforça ainda que ao comprar uma geladeira, o cidadão deve verificar na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) o consumo mensal e dar preferência aos modelos mais eficientes., “uma vez que a eficiência energética faz diferença na conta de energia”.










Deixe o Seu Comentário