BCN

Ibovespa opera em alta, acima de 100 mil pontos

Na segunda-feira, o principal índice da bolsa de valores teve alta de 1,36%, a 100.270 pontos. Imagem ilustrativa sobre a alta do dólar e o mercado de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta terça-feira (26), de olho na decisão de Federal Reserve (BC dos EUA) na quarta-feira.
Às 10h02, o Ibovespa subia 0,18%, a 100.450 pontos Veja mais cotações.
No dia anterior, o indicador teve alta de 1,36%, a 100.270 pontos. Com o resultado, acumula alta de 1,75% no mês, mas tem perda de 4,34% no ano.
LEIA MAIS
Ibovespa cai mais de 20% desde o pico de 2022, há pouco mais de 100 dias
Auxílio de R$ 1 mil para caminhoneiros começa a ser pago em 9 de agosto
O que está mexendo com os mercados?
A reunião de política monetária do Federal Reserve (BC dos EUA) deve elevar novamente os juros em pelo menos 0,75 ponto e sinalizar os próximos passos do banco central americano para conter a inflação. O Fed inicia sua reunião de política monetária de dois dias mais tarde nesta terça-feira.
Porém, muitos operadores questionam se a desaceleração do crescimento poderia levar o Fed a desviar o foco da inflação e sinalizar um ritmo mais lento de aumento dos juros à frente.
Colaborava para movimento generalizado de aversão a risco nos mercados financeiros a perspectiva crescente de escassez de gás na Europa, após nova redução nos fluxos do combustível da Rússia para o continente.
No cenário doméstico, o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – considerado a prévia da inflação oficial do país – ficou em 0,13% em julho, abaixo da taxa de 0,69% registrada em junho. Trata-se da menor variação do indicador desde junho de 2020, quando ficou em 0,02%.
Permanecem no radar de investidores temores sobre a credibilidade do Brasil, que foi abalada recentemente por uma emenda constitucional que amplia e cria uma série de benefícios sociais, prevendo despesas fora do teto de gastos a apenas alguns meses das eleições presidenciais.
A Petrobras informou que a sua política de dividendos continua inalterada e não há decisão sobre novos pagamentos em 2022. Segundo o secretário da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colgano, o governo federal consultou várias estatais sobre a possibilidade de pagemento de dividendos adicionais. O conselho de administração, porém, pode deliberar sobre eventual distribuição do provento na quinta-feira, quando serão divulgados os resultados da companhia no segundo trimestre.

Sair da versão mobile