BCN

Esqueça a forma tradicional de se exercitar para emagrecer

Esqueca-a-forma-tradicional-de-se-exercitar-para-emagrecer.jpg


O personagem Sr. Teabag, interpretado por John Cleese no grupo de comédia “Monty Python”, ganhou uma certa notoriedade pelo seu jeito de andar. O andar esquisito foi a inspiração de um estudo publicado na revista científica Jornal médico britânico (BMJ).

Mas, afinal, porque essa maneira de caminhar se tornou um objeto de estudo científico? Essa forma de andar pode ser uma verdadeira aliada no emagrecimento. Entenda o motivo.

É certo que toda caminhada traz benefícios à saúde física e ajuda a emagrecer. Dentre as vantagens de caminhar diariamente destacam-se o controle da depressão e ansiedade, a melhora da saúde cardiovascular, da flexibilidade e do equilíbrio, além de promover o fortalecimento dos músculos e ossos.

Portanto, a caminhada controla a pressão arterial, reduz o estresse, evita a fraqueza muscular e a perda óssea e deixa o corpo mais estável. Além disso, a prática de caminhar proporciona muitos outros benefícios, entre eles, a qualidade do sono, a saúde do cérebro, o controle do apetite e a prevenção do diabetes.

Contudo, quem tem pouco tempo para praticar atividades físicas a fim de emagrecer pode seguir o exemplo do personagem Sr. Teabag para acelerar o processo de perda calórica.

Um estudo estadunidense realizado na Universidade do Estado do Arizona conclui que essa maneira de andar pode ser 2,5 vezes mais eficaz do que uma caminhada padrão. Isso porque um grande esforço físico precisa ser aplicado.

Além disso, a pessoa que caminha dessa maneira acaba consumindo mais oxigênio, o equivalente à quantidade consumida em exercícios de alta intensidade. Portanto, se o indivíduo caminhar “à moda Teabag” de 12 minutos a 19 minutos todos os dias, o gasto energético será mais ou menos de 100 calorias.

No início pode ser estranho, mas com certeza andar com as pernas dobradas enquanto dá chutes e saltos será no mínimo divertido e, sem dúvida, mais eficaz que uma caminhada tradicional.

Sair da versão mobile