BCN

Economize energia elétrica utilizando seu ar condicionado com estas dicas

Economize energia elétrica utilizando seu ar condicionado com estas dicas


No verão, uma das formas mais fáceis de fugir do calor é ficar em um ambiente com ar condicionado. Ter, pelo menos, um aparelho desses em casa, anda se tornando essencial.

Porém, o que preocupa os consumidores é o valor da conta de energia depois de usá-lo por muito tempo, já que é um dos responsáveis ​​pelos maiores gastos de luz em uma casa ou empresa.

Mas calma, você não precisa passar calor por causa disso, existem formas bem simples de economizar e não pagar um absurdo de luz por conta do uso do ar. Fique com algumas dicas:

Eficiência do aparelho

A primeira coisa a reparar é na eficiência do seu aparelho. Ela fica desenhada na etiqueta que vem junto a ele, informando sobre a sua capacidade de resfriamento. Aparelhos menos eficientes gastam mais energia elétrica, então, se o seu tiver pouca potência, talvez seja uma boa economia trocá-lo.

Portas e janelas

Quando você liga o ar e deixa as portas e janelas da casa abertas, o ar se espalha e o aparelho precisa fazer um esforço maior para manter o ambiente resfriado. Por isso, mantenha o cômodo fechado e evite ficar abrindo e fechando as portas quando estiver com o ar ligado.

Escolha a temperatura certa

As pesquisas mostram que a temperatura ideal para manter o ar é 23ºC. Uma temperatura menor que essa pode causar mais gastos de energia, já que o aparelho irá se esforçar mais para deixar o ambiente em temperatura tão baixa.

limpeza do filtro

Um filtro sujo pode sobrecarregar o aparelho, que além de gastar mais energia, pode diminuir a vida útil. Isso acontece, pois a proteção de sujeira acabando por dificultar a saída de ar.

Além disso, manter o filtro sujo pode acarretar em problemas de saúde, como alergias respiratórias, por exemplo. Isso porque ele facilita a presença de fungos.

Instale em um local favorável

Para que o aparelho consiga resfriar o ambiente de uma forma mais eficiente, é preciso instalá-lo em um local em que seja melhor aproveitado, isso faz parte do projeto de climatização.

Muitas coisas precisam ser levadas em conta na hora de escolher o local, por isso, é preciso fazer o cálculo de BTU/h do ambiente, que utiliza fatores como isolamento, circulação de pessoas, aberturas, entre muitos outros.

Para isso, encontre um profissional confiável, pois só ele conseguirá fazer o melhor aproveitamento possível na hora da instalação. Se você ainda não comprou seu ar condicionado, consulte esse profissional para saber qual o melhor modelo escolher.

Sair da versão mobile