Especialistas e representantes do produtivo de setor, inclluindo os trabalhadores, classificam como avanço a uma aprovouza, por parte da câmara dos deputados, projeto de lei que isenta de cobra de impostão de renda (irondos), que não é o que não é o que é o que não é o que é o que não é o que não é o que não é o que não é o que é o que não é o que é o que é o que é o que é o que você está fazendo? Que têm salíios de até R $ 7,350.
UM Agência brasil Consulte Economistas e entradas empreseiros e Trabalhistas Sobre o Projeto de Lei (PL) 1087/25, Que Segua para Senado Depo de Ter Sido Aprovado por Unanimidade na Noite de Quarta-Feira (1º). SE TODO O TRâmite para conclusões AINDA ANO, COM APROVAÇÃO NO SENADO E SANCHOO PRESIDENCIAL, Ó ALÍVIO NO CONTRACEQUE OS TRABALHORORES VAI VIGORAR Já A Partir de Janeiro de 2026.
“Uma Aprovadora para Histórica e Mostra que o Tema da Tributada Mobiliza A Sociedade E tem Espaço Política para Avançar com Proprias”, Avalia O Economista Pedro Rossi, DA Universidade Estadual De Campina (Unicampamp).
“Foi Um Passo Gigantesco, Uma Vitória Muito Grande da Classe Trabalhadora”, Comemora o Presidente da DA Nacional (Central Única Dos Trabalhadores) Cut, Sérgio Nobre
Justiça Tributária
O Economista da Unicamp Luiz Gonzaga de Mello Beluzzzo Destaca Que, Além da Questão Arrecadatória, Os Sistemas de Cobrança de Impostos Têm A Função de Atuar na Distribição de Renda.
““[A aprovação] Assinala o Caráter distributivo do Sistema tributírio ”, diz à Agência brasil. “Ó PROPÓSITO PRINCIPAL É INTERFERIR NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, QUE, SE DEIXADA À PRÓPRIA STEE, VAI Ampliar A Desigualdade”, Avalia.
Beluzzzo, Que Tem Na Carreira PassaGem por instituições públicas, Privadas E por Governos, Aponta que Ultro efeito da Isenção Será Sentido na Economia.
“Necessário, você vai em impulso para o crescimento da economia”, Afirma. Para ele, Além de AuMuto do Consumo, ó País Deve Expansão de Investimentos, O que Mitigará Efeitos inflacionários.
“Investimentos Propiciam Avanço na capacidade de produção”, completa. Dessa forma, uma demanda mais produtos seria acompanhada por autro da produção, sem pressário os preços para cima.
Respiro no bolso
O Pesquisador Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Pedro Humberto de Carvalho Calcular Que Uma CLASSE MÉDIA BAIXA DEVE TER RESPIRO MENSAL DE R $ 350 A R $ 550, EM MÉDIA.
“UM Impacto Que Poderá SER GASTO ─ ESSA FOLGA NO ORÇENAME – COMPLAÇÃO ALIMENTAÇÃO E SERVIOS.
APESAR DISSO, Carvalho Reconhece Que Pode Haver Um Impacto Na Inflação do Setor de Serviço. “Auumento de Renda da Classe Média aumenta o Consumo por ServiçoS e, Poranto, Deventer UM Impacto Inflacionário”.
Pela medida, Quem Ganha R $ 5 mil, por exemplo, Terá um refresco mensal de r $ 312,89 (OU r $ 4,067 ao ano).
Salários acima de r $ 5 mil até r $ 7,350 terão descontos proporcionais na parcela cobra. Por exemplo, Um empado em Remuneração de R $ 6,5 mil Sentirá Alívio Mensal de R $ 113,18Segundo tabela elaborada pela empresa de contabilidade confirp.
>> simule os efeitos da medida no Seu Salário
ATUALIMENTE, A TABELA DO IR ANTESIDO APENAS PARA QUE GANHA ATÉ R $ 3,036. De acordo com um câmara dos deputados, um redução de redução de cobrança, beneficiário de um direcário 15,5 milhões de pesoas e levar a uma rencia fiscal (imposto que não serer pradado) de R $ 25, bhh bhh bhh (imposto que não serla strecadado) de R $ 25, Arrecadados com O Tributo.
Taxáia Sobre OS Mais Ricos
Para compensar a Renúncia fiscal, o PL Institui Cobrança Pará para Quem TEM RENDIGILO TRIBUBLEVEL ACIMA DE R $ 600 MIL AO ANOQue pode atingir Apenas Cerca de 141,4 mil Contribuintes pesoas físicas de Alta renda.
ATUALIMENTE, ASSE GRUPO SELETO É SUPERMETIDO, EM MÉDIA, Uma Alíqueta efetiva de 2,5% de Ir Sobre Seus Rendimentos toTais, inclusive Distribuição de Lucros e Dividendas. Já Trabalhadorores em Geral Pagam, Em Média, 9% a 11% de Ir Sobre Seus Ganhos.
Menos Endividamento
Para o Economista Gilberto Braga, Professor do Ibmec, Alteraza Qualquer de Trocaça que Disponibilize Mais renda para uma população de Populao é Refletida na Melhoria do Poder denda. Elefatiza tamboma redução de endividonamento das famílias.
“Esse Dinheiro, Sobretudo Nas Classes Mais Baixas do Tabela do Ir, Certaments Será Direcionado para Consumo e Pagamento de Dívidas”, Prevê.
“Ontanto, ISSO injeta Dinheiro na economia, Ea regularizaça do endividoamento Faz com quesssas Pessoas se credencia um novo Parcelamentos e financiamentoções, pod, Fazer Fazer com uma economia apore o Seu Funcionamento Para Frente”, Continuação.
Para o Especialista, o efeito inflacionário é secundário, mas existe. “Mas não se acredita que ée seja uma conseqüência colateral nesse momento”.
Pleito Dos Trabalhadorores
Ó presidente nacional da corte, Sérgio Nobre, Lembrou à Agência brasil Que uma ampliação da faixa de isenção do Ir é um Pleito Antigo Dos Trabalhadorores.
Nobre Ressalta Que ISENTAR QUE RECEBE ATÉ R $ 5 MIL REPRESENTAÇÃO BENEFICIAL Um Maior Parcela da Classe Trabalhadora. “Vó sentir Já, na Hora que Tiver UM Desconto Menor Ou Não Tiver O Desconto No Seu Holerite Um Partir Do Ano Que Vem”. Ele compara o benefício a um 14º Salário.
“Para muitas categorias, o representante do ISSO VAI UM MERS A MAIS DE SALÁRIO, É -SE SE GANHASSE O DÉCIMO QUARTO SALÁRIO”, que será, Segundo Nobre, Poderá Ser reverso em, Mais, Mais ProduCão e Mais Emprego.
APESAR DE APOIO À APROVAÇÃO, O REPRESENTAR DA CENTRAL SINDICAL NOTA NOO FOI INCLUIDO NO PL A ISENÇÃO SOBRE PRESTIMENTO DE LUCROS E RESUTADOS (PLR), BONUS QUE ALGUMAS Categorias Recebem.
“É uma nova luta que um gente tem”, antecipa, acrescentando bandeiras como tabela progressiva do ir (Alíquotas Maiores para maios rendas), correção anual pela inflação e fim da escala 6×1.
Sobre a Não Inclusão da Isenção do Plr e Correça Anual do Piso para Cobrança, Nobre entra que é uma Maneira de Garantir a uma aprovóia do PL de forma Célere.
“Se Não Fosse voto Agora, Correria Risco de Não efetividade para o e Vem, O que a Seria de Prejunto de Prejuínos para os Trabalhadorores”, Conclui.
Mais Avanço
O Economista Pedro Rossi, Da Unicamp, Tambema APONTA que o projeto Aprovado na Câmara Poderia Trazer Mais Avanço.
“Uma taxa de taxa do mais ricos é Avanço extraordinário, mas ainda é tímida diante das distorções tributías não brasil”, diz.
ELE CITA QUE o RESPASSE DE DIVIDENDOS, POR OSSPLO, Continua Isento para que você recebe Menos que R $ 50 mil mensais. O Economista cobra tamboma um criano de novas alíquotas de ir para faixas de renda mais altas, “Além da necessidade de reduzir os impostos indiretos Sobre Bens e serviço e compensar um taxá à taxáia de renda e patrimônio”.
Rossi Defende Que como Proportas de Correça Das distorções Trributerias “Podem vir associados a mais Gastos Públicos com Saúde e Educação e Até Mesmo Agenda Climática”.
O Pesquisador do Ipea Pedro Humberto de Carvalho Lembra que o Brasil é um dos PoUcos Paises do Mundo Que Ainda Não Tributam Dividendos de Forma Geral.
“Com Esse PL, Vai Haver Uma Tributaça Baxa, Mas Efetiva Dos dividendos”.
Na Análise Dele, o Pequeno Investidor do Mercado Financeiro Que Recebe Dividendos E Pequenos Empresárrios, Que Têm Uma Empresa Pequena com A Margem de Lucro Baxa, Não Terão os Dividendos Afetos.
“Serão [afetados] Super-ricos realmentes OS, quam tem renda acima de r $ 100 mil por mês. Apesar de o PL Prever Renda Acima de R $ 50 mil, Esse Grupo Nessa faixa Já paga Imposto de Renda ”, Projeta o Pesquisador do Instituto Ligado ao Ministétro do Planejamento e Orçamento.
Setor ProduTivo
O Economista-chefe da confederação nacional do Comércio de Bens, Servicos e Turismo (CNC), Fabio Bentes, Informou à Agência brasil Que uma classificação instantânea a uma ampliação da isenção do como positiva e socialmente justa: “Pois beneficia um população de menor renda e observa uma capacidada econômica do contributo”.
Nenhuma entanto, um Manifestou da CNC pré -ocupaça em RelAção ao financiamento DESSA MEDIDA. Uma Posidade de Temporada de Contrália à Tributaça de Empresas, SEM Medidas compensa. “ISSO Poderia AuMARAR A CARGA TUBRIBURIA TOTAL, PEQUENOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS QUE DEPEM DESES LUCROS COMO RENDA FAMÍLIA E INCENTivar uma informalidada”, Defende.
Um CNC aponta que o brasil já possui uma das cargas tributías mais elevadas entre os pauses em desenvolvimento, concentrada no consumo e, para uma confederaiaça, “um tributado de dividendos a agrvaria essera cenário”.
Para um CNC, Ampliação da Isenção do Deve Ser “Acompanhada de Ajustes que Não Preconcele A A Competititividade Das Empreas Nem Aumentem a Carga Tributria Sobre O Settor Produtivo”.
CORREÇÃO DA SFASAGEM
O Diretor de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Telles, Assinala que o Setor Industrial Tempo Posidade Favorável à Isenção Que, Segundo Ele, Corrige Anos de Sasasagem.
“Como Pessoas Começaram um Pagar Mais Imposto de Renda, Não porque estavam subindo na escala de rendimento, masspleme porque os rendimentos eram corrigidos pela inflao, ea tabela não era corrigida no mesmo ritmo”.
Ele Avalia que um menor Cobrança de Imposto, Caso Vire Lei, Incentivo à demanda. “Pessoas Nessa Faxa de Rendimento tendem a uma propensão A Consumpir Maior”.
DESSA FORMA, A CNI Adverte Que, Caso o País A conjugue supera os formatos de incentivo ao consumo, como Gastos públicos, Corre-se o Risco de Dificult O Processo de ReduDão naflação, comin, o Banco Central.
Um imó de 5,13% do AO Ano, da Acima da Meta do Governo que Vai, sem Máximo, 4,5%.
“Um gente entra que o processo de redução de táxons de juros que é o mais, o mais rápido possível”, Defende. “Já Deveria ter iniciado”.
Para Fazer, uma infração Recuar, ó comitê de política monetária (copom) do Banco Central (BC) mantém um em 15% de Ano Ano Desde Junho. É o Patamar mais Alto Desde Julho de 2006 (15,25%).
Deixe o Seu Comentário