BCN

Carga tributária elevada e juros altos inibem desempenho da pequena indústria

Carga tributária elevada e juros altos inibem desempenho da pequena indústria


Alta carga tributária (equivalente hoje a 34% do PIB) e os juros elevados (Selic a 13,75% ao ano) são as principais causas apontadas, no estudo ‘Panorama de Pequena Indústria (PPI) – divulgado nesta segunda-feira (30). ) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) – para o recuo de 3,1 pontos percentuais (pp) do índice de desempenho das pequenas elétricas no quarto e último trimestre de 2022.

Em decorrência da queda, o indicador recuou a 44,3 pontos, mas se manteve acima da média histórica, de 43,8 pontos, para esse segmento, que corresponde a força de pequeno porte com até 50 funcionários. Pela primeira vez, desde julho de 2020, em janeiro corrente, os empresários admitiram ‘perda de confiança’ do setor.

Aqueles que ‘elegeram’ a carga tributária como o principal entra da atividade foram 37,6% dos empresários, da indústria de transformação considerados. Na construção civil, porém, o problema foi apontado por 24,5% dos empresários. Em contrapartida, as altas taxas de juros lideraram as reclamações, também na construção civil, para 29,3% do universo empresarial, e para outros 21,9% na indústria da transformação.

Logo abaixo dos fatores citados, o acesso ao crédito é a maior ‘dor de cabeça’ desse empresariado (construção, transformação e extrativa), uma vez que o Índice de Situação Financeira, divulgado no PPI, recuou contra (-0,7%) no último trimestre do ano passado, indo a 43 pontos. No comparativo com trimestre idêntico de 2021, houve aumento de um ponto percentual.

Segundo o gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra, “o cenário do mercado de crédito é desafiador, por conta, principalmente, do nível elevado da taxa de juros. Por isso, é ainda mais importante que as micro e pequenas empresas busquem orientação adequada no momento de busca por financiamento ou empréstimo”.

Mesmo com a insatisfação recorrente com relação à taxa básica de juros (Selic) – desde agosto de 2022, mantida em 13,75% a ano – o empresariado iniciou 2023 ‘animados’ com as perspectivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial ( ICEI) para as pequenas resistênciau recuou para 48,8 pontos em janeiro de 2023, após queda de 1,9 ponto na comparação com dezembro.

Sair da versão mobile