4 de janeiro de 2023
Interrompido desde o mês de abril de 2022, o serviço do Sistema dos Valores a Receber (SVR) ainda conta com R$ 4,6 bilhões de reais esquecidos nos bancos e nas instituições financeiras para que sejam então devolvidos em algum momento para os cidadãos, assim que for possível. A informação foi divulgada em dezembro pelo próprio Banco Central (BC). Desse total, o montante de R$ 3,6 bilhões de reais é destinado a 32 milhões de pessoas físicas, e R$ 1 bilhão de reais é destinado a 2 milhões de pessoas jurídicas.
Além disso, o Banco Central também fez o anúncio de que voltará a receber os dados das instituições financeiras no mês de janeiro do ano que vem (2023). No entanto, a data da reabertura das consultas no Sistema de Valores a Receber ainda não está definido. Entretanto, ao mesmo tempo, o órgão entendeu que uma instrução normativa que foi editada no mês de novembro torna obrigatória que os bancos e as instituições financeiras encaminhem para a autoridade monitorada, as informações dos valores esquecidos dos cidadãos.
Valores a Receber do Banco Central
Tipos de Valores Esquecidos
Nesse sentido, os bancos e as instituições financeiras devem repassar para o Banco Central, 3 (três) tipos de valores esquecidos pelos correntistas. São eles:
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga que foram encerradas com algum saldo disponível
- Contas de registro que foram mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, assim como por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes que foram encerradas com saldo disponível
- Outras situações que geraram valores a receber reconhecidos pelas instituições financeiras
Novidades no Sistema
De acordo com as palavras de João Paulo Resende Borges, que é o atual chefe da divisão do Departamento de Atendimento ao Cidadão do Banco Central do Brasil (BCB): “O sistema de valores a receber despertou, e continua a despertar um grande interesse por parte da sociedade. Nesse sentido, as equipes do Banco Central estão trabalhando para adotar melhorias no sistema de forma a fornecer uma melhor experiência para o nosso usuário“.
Além disso, João Paulo Resende Borges também adianta que uma dessas melhorias é um “adoção de uma fila de espera virtual para acessar o sistema dos valores a receber, que deve substituir a lógica do acesso programado (em dia e hora definida) que vem da primeira versão que foi lançada do sistema“.
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