A pista de pouso e descolagem do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar em toda a sua extensão na manhã desta segunda-feira (16), marcando a retomada total do terminal gaúcho, que foi fortemente impactado pelas enchentes de maio. A partir de agora, os 3,2 mil metros de extensão da pista estão disponíveis para companhias aéreas e outras operadorasdurante 24 horas por dia — até então, o aeroporto estava funcionando entre 8h e 22h.
Os voos comerciais retornaram ao aeroporto em 21 de outubro, mas usando apenas 1.730 metros da pista, restringindo principalmente as rotas internacionais. Com o comprimento total da pista, a expectativa é de aumentar de 110 para 124 voos por dia até janeiro de 2025 e seguir crescendo durante o primeiro semestre do próximo ano, até atingir o mesmo patamar de antes do fechamento do aeroporto.
Cerca de 75% da pista ficou submersa pela água por mais de 20 diaso que danificou a estrutura, especialmente na parte mais antiga — em 2022, a pista foi prolongada em 920 metros. Apenas 400 metros da parte nova não foram afetados pela água. No setor que foi liberado nesta segunda-feira, a Fraport, empresa que administra o aeroporto de Porto Alegre, precisou retirar cerca de 45 centímetros de camada de asfalto e refazer o piso.
Aeroporto de Porto Alegre projeta aumentar quantidade de voos para um total de 124 por dia até janeiro.
Na última semana, uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou voos para regulares os equipamentos de auxílio de aproximação e pouso no aeroporto para permitir uma reabilitação total da pista.
A estimativa é de que foram usados aproximadamente R$ 550 milhões na recuperação da pista e de outros equipamentos do aeroportocomo pistas de taxiamento, pátio de aeronaves, terminal de passageiros e estruturas outras auxiliares.
Retomada dos voos internacionais no aeroporto de Porto Alegre
Com a extensão total da pista, o aeroporto Salgado Filho voltará a receber voos internacionais. O primeiro deles está marcado para a próxima quinta-feira (19), quando uma comunicação da Copa Linhas Aéreas pousará na capital gaúcha procedente da Cidade do Panamá. Nessa retomada serão quatro voos semanais da companhia aérea panamenha.
Em janeiro será uma vez da América Latina voltar a operar rotas internacionais em Porto Alegre, com voos para Lima, no Peru, e Santiago, no Chile — ambos com três frequências por semana. Em março, um Aerolíneas Argentinas reativará a rota para Buenos Aires e SKY Companhias Aéreas voltará a voar para Santiago.
O voo para Lisboa, pela TOCARainda não tem dados definidos para serem retomados. A companhia aérea portuguesa confirmou o reinício das operações, mas ainda não informou a partir de quando. Durante o período de fechamento e restrições operacionais, a TAP direcionou os voos para o Sul do Brasil para Florianópolis, onde começou a operar em setembro. A tendência é que a capital catarinense continue com a ligação para Lisboa mesmo após o retorno para Porto Alegre.
Deixe o Seu Comentário