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Depois de descarrilamento, vagões de carga andando sozinhos e passageiros passando mal, linha 8 (Via Mobilidade) tem operação normalizada na noite deste sábado (18)

Depois de descarrilamento, vagões de carga andando sozinhos e passageiros passando mal, linha 8 (Via Mobilidade) tem operação normalizada na noite deste sábado (18)

Depois De Descarrilamento Vagoes De Carga Andando Sozinhos E Passageiros.png


Problemas para os usuários duraram quase nove horas; Na semana, Ministério Púbico vai decidir se pede na Justiça rompimento de contrato com empresa dos grupos CCR (gigante de concessões) e RuasInvest (ligado ao setor de ônibus)

ADAMO BAZANI/ARTHUR FERRARI/WILLIAN MOREIRA

Este sábado, 18 de março de 2023, foi bem complicado mais uma vez para quem depende dos serviços da empresa ViaMobilidade, formada pela gigante de concessões CCR e pelo Grupo Ruas Invest, ligado ao setor de ônibus de São Paulo.

Em menos de uma hora e meia foram dois problemas graves na linha 8 – Diamante, que só foi normalizada por volta de 18h40, quase nove horas da primeira ocorrência.

Às 10h02, um trem descarrilou nas proximidades da estação Itapevi. Ninguém se feriu gravemente, mas imagens registradas por passageiros, mostraram pessoas passando mal, inclusive tendo de ser atendidas nos trilhos por outros usuários. O local é o mesmo onde no dia 15 de março de 2022, houve também um descarrilamento.

Já às 11h24, dois vagões de carga pedra brita, da própria ViaMobilidade, usado em manutenções, começaram a andar sozinhos, desacoplados da locomotiva, na região da estação Osasco. O pior é que estes vagões invadiram uma das vias e dos trens de passageiros e uma composição lotada de pessoas vinha na direção contrária. A sorte é que os vagões descontrolados perderam força e pararam sozinhos e o trem de passageiros foi freado a tempo. Os vagões e o trem de passageiros ficaram a poucos metros um do outro.

Na semana, o Ministério Público de São Paulo recebe o último parecer do CAEx (Centro de Apoio à Execução) sobre as respostas enviadas pela concessionária e vai decidir se pedirá ou não na Justiça o rompimento do contrato pela concessão de 30 anos da ViaMobilidade.

No mesmo local da ocorrência deste sábado (18), um trem descarrilou em maio de 2022; Na semana MP decide se pede ou não rompimento de contrato da empresa dos Grupos CCR e Ruas Invest

ADAMO BAZANI/ARTHUR FERRARI/WILLIAN MOREIRA

Passageiros da ViaMobilidade relataram que usuários passaram mal neste sábado, 18 de março de 2023, após mais um descarrilamento de um dos trens que ocorreu nas imediações da estação Itapevi, por volta de 10h.

Nas imagens é possível ver uma jovem sendo atendida nos trilhos. O vídeo mostra apenas um agente uniformizado e o restante eram outros passageiros que ajudavam no socorro.

Outro vídeo mostra uma mulher sendo carregada também por passageiros pelos trilhos.

Já em mais uma imagem, é possível ver a aflição de usuários dentro de um dos carros (vagões) tentando acionar dispositivos de emergência com dificuldade.

Em seguida, os passageiros desesperados tentam forçar a abertura da porta do trem parado.

O Diário do Transporte questionou a ViaMobilidade sobre os relatos de poucos funcionários para atender aos usuários e sobre as pessoas que passaram mal.

NO MESMO LOCAL, JÁ OCORREU OUTRO DESCARRILAMENTO:

Em 15 de maio de 2022 neste AMV (Aparelho de Mudança de Via) um trem descarrilou no mesmo local. À época, a ViaMobilidade negou descarrilamento. Como era uma manhã de domingo, o impacto na operação foi menor em relação aos dias úteis em que o movimento de passageiros é maior.

Os dois problemas em um mesmo local com intervalo menor de um ano chamam a atenção e os constantes descarrilamentos nas operações da ViaMobilidade (Grupos CCR e Ruas Invest) fazem parte da investigação pelo Ministério Público de uma série de problemas e acidentes que ocorrem na linha 8-Diamante e 9-Esmeralda desde que a concessionária passou a operar sozinha, a partir de 27 de janeiro de 2022. Foram ao menos sete descarrilamentos, sendo seis na linha 8 e um na linha 9.

Além disso, no dia 10 de março de 2022, dois graves acidentes marcaram a operação da ViaMobilidade: um trem bateu contra a plataforma na estação Júlio Prestes da linha 8 pela manhã, ninguém se feriu; mas na madrugada do mesmo dia, um funcionário morreu eletrocutado na estação Pinheiros da linha 9.

MP DECIDE NA SEMANA SE PEDE ROMPIMENTO DE CONTRATO:

Na semana, o Ministério Público de São Paulo recebe o último parecer do CAEx (Centro de Apoio à Execução) sobre as respostas enviadas pela concessionária e vai decidir se pedirá ou não na Justiça o rompimento do contrato pela concessão de 30 anos da ViaMobilidade.

VAGÕES DE CARGA DA VIAMOBILIDADE ANDAM SOZINHOS E INVADEM LINHA ONDE ESTAVA TREM DE PASSAGEIRO SE APROXIMANDO:

Como não bastasse, o descarrilamento do trem nas proximidades da Estação Itapevi, outra ocorrência representou risco real à vida de passageiros.

Dois vagões tipo gôndola, de pedra brita usada nos trilhos, passaram desgovernados, sozinhos, sem nenhuma locomotiva e numa velocidade relativamente alta pela estação Osasco, também da linha 8.

Assustados, passageiros gravaram a cena.

O pior é que estes vagões de carga usados para manutenção e da própria ViaMobilidade invadiram os trilhos por onde vinha um trem com passageiros dentro no sentido contrário.

Três imagens mostram a sequência das ações: os dois vagões juntos passando descontrolados pela plataforma, um funcionário correndo e depois os vagões bem pertos do trem com passageiros.

A própria ViaMobilidade, por meio de nota, admitiu que houve falha de procedimento e que os vagões acabaram “por ocupar a via principal da Linha 8-Diamante” e que a “segurança do sistema de sinalização funcionou como esperado e os vagões foram retirados”.

Testemunhas no local disseram ao Diário do Transporte que os vagões de carga pararam sozinhos ao perderem a força de movimento naturalmente.

NOTAS RESPOSTAS COMPLETAS DA VIAMOBILIDADE:

Sobre o descarrilamento

São Paulo, 18 de março de 2023 – A Linha 8-Diamante opera em via única, entre as estações Sagrado Coração e Itapevi, causando maiores intervalos no trecho entre Barueri e Itapevi. Às 10h02 deste sábado, em decorrência de falha em equipamento de via, ocorreu o descarrilamento de um trem, com imediato acionamento dos sistemas de segurança. Não houve feridos e todos os passageiros desembarcaram em segurança e foram conduzidos à Estação Itapevi com o auxílio dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS). As equipes técnicas e de engenharia da ViaMobilidade atuam para normalizar a operação o mais rápido possível. A concessionária lamenta e pede desculpas pelos transtornos causados.

Sobre os vagões que andaram sozinhos:

São Paulo, 18 de janeiro de 2023 – Por volta de 11h23 deste sábado, durante uma falha no procedimento de manobra de manutenção no pátio, um trem de manutenção acabou por ocupar a via principal da Linha 8-Diamante. A segurança do sistema de sinalização funcionou como esperado e os vagões foram retirados.

FOTOS E VÍDEOS:

HISTÓRICO DE PROBLEMAS E RECLAMAÇÕES:

(ADAMO BAZANI)

Nas redes sociais e em estações, passageiros se manifestam constantemente dizendo que os serviços com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já não eram bons, mas que a situação piorou com a ViaMobilidade que é comandada majoritariamente pelo gigante de concessões CCR e tem a participação da Ruas Invest, ligada à família Ruas, que controla parcela significativa dos ônibus municipais da capital paulista, tem linhas de ônibus da capital para o litoral (empresas Ultra e Rápido Brasil), a Busscar (fabricante de carrocerias de ônibus rodoviários), a Caio (fabricante de carrocerias de ônibus urbanos), o Banco Luso Brasileiro (que financia ônibus), e tem participação na Otima (que cuida de mobiliário urbano, inclusive tem a concessão de 6,5 mil abrigos e 12,5 mil pontos de ônibus na capital paulista – a sócia majoritária é a Eletromídia S.A.). A Ruas Invest é sócia da CCR também na linha 5-Lilás e 4-Amarela de metrô em São Paulo.

O MP vai acrescentar as mais recentes falhas nas duas linhas, muitas das quais não comunicadas aos passageiros, no inquérito.

Nesta terça-feira, 31 de janeiro de 2023, o CSPM (Conselho Superior do Ministério Público) decidiu por unanimidade rejeitar o recurso da ViaMobilidade que queria impedir a continuidade das investigações.

Em 12 de dezembro de 2022, o relator do recurso no CSMP, Antônio Carlos da Ponte, havia liberado as investigações, mas de forma provisória, sendo ainda necessária a votação de todo o Conselho.

Por causa desse recurso da ViaMobilidade, as investigações ficaram paradas entre os dias 05 e 12 de dezembro de 2022.

Com isso, as promotorias do Patrimônio e do Consumidor devem pedir à Justiça que haja este rompimento.

Na recomendação, a qual o Diário do Transporte teve acesso, o MP diz que empresa tenta jogar de forma inverídica culpa na CPTM (Companhia Paulista Trens Metropolitanos) pelos problemas desde o início das operações únicas da ViaMobildiade, a partir de 27 de janeiro de 2022, indo desde falhas em trens, atrasos, defeitos em estruturas até acidentes, como em 10 de março de 2022, com a morte de um funcionário eletrocutado na estação Pinheiros da linha 9-Esmeralda, na zona oeste de São Paulo, e, no mesmo dia, a batida de um trem da linha 8-Diamante no batoque (que é limite da plataforma) na estação Júlio Prestes, na região central. Nesta batida, ninguém se feriu e o maquinista, acusado pela empresa de ser o culpado, foi demitido.

O descarrilamento de um trem que ocorreu no dia 07 de dezembro de 2022 por volta de 07h na estação Domingos de Moraes, sentido Itapevi, da linha 8-Diamante, ainda não foi incluída na investigação que estava suspensa porque a ViaMobilidade recorreu ao CSMP (Conselho Superior do Ministério Público). Foi mesmo trem que em 10 de março de 2022 bateu contra a plataforma da estação Júlio Prestes. Imagens mostraram que o trem já chegou descarrilhado à estação.

No dia 16 de janeiro de 2023, ocorreu outro descarrilamento, desta vez nas imediações da Estação Lapa, da linha 8.

Ônibus da Operação PAESE  (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados para atender o trecho entre as estações Lapa e Júlio Prestes.

Relembre:

Em 28 de fevereiro de 2023, por volta de 19h, um dos carros (vagões) de um trem da linha 9-Esmeralda descarrilou por falha de operação no aparelho de mudança de via, nas proximidades da estação Bruno Covas Mendes-Vila Natal.

A empresa só confirmou a informação cerca de duas horas depois. Passageiros nas redes sociais já denunciavam o problema, inclusive reproduzindo áudios e vídeos do sistema de som dos outros trens.

Relembre:

No dia deste descarrilamento, em 28 de fevereiro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas, mais cedo durante a entrega do primeiro trem novo nos 36 previstos em contrato, saiu em defesa da ViaMobilidade e atacou o MP:

“Estou enxergando o que é melhor para o meu usuário, para o meu cidadão, pois é essa a preocupação que tenho e vou perseguir o que for melhor o tempo todo e aí, o governador do estado sou eu, o executivo está aqui e no dia que você permitir que o Ministério Público governe o estado para você, aí você está morto”, disparou o gestor estadual sobre os pedidos do MP-SP.

O procurador geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubo, que chefia o MP, respondeu e disse que é dever do órgão fiscalizar e investigar, o que não deve ser confundido com pretensão de governar, como disse Tarcísio.

A AGONIA DE MAIS UM DESCARRILAMENTO:

Passageiros da ViaMobilidade relataram que usuários passaram mal em 18 de março de 2023, após mais um descarrilamento de um dos trens que ocorreu nas imediações da estação Itapevi, por volta de 10h.

Nas imagens é possível ver uma jovem sendo atendida nos trilhos. O vídeo mostra apenas um agente uniformizado e o restante eram outros passageiros que ajudavam no socorro.

Outro vídeo mostra uma mulher sendo carregada também por passageiros pelos trilhos.

Já em mais uma imagem, é possível ver a aflição de usuários dentro de um dos carros (vagões) tentando acionar dispositivos de emergência com dificuldade.

Em seguida, os passageiros desesperados tentam forçar a abertura da porta do trem parado.

NO MESMO LOCAL, JÁ OCORREU OUTRO DESCARRILAMENTO:

Em 15 de maio de 2022 neste AMV (Aparelho de Mudança de Via) um trem descarrilou no mesmo local. À época, a ViaMobilidade negou descarrilamento. Como era uma manhã de domingo, o impacto na operação foi menor em relação aos dias úteis em que o movimento de passageiros é maior.

Os dois problemas em um mesmo local com intervalo menor de um ano chamam a atenção e os constantes descarrilamentos nas operações da ViaMobilidade (Grupos CCR e Ruas Invest) fazem parte da investigação pelo Ministério Público de uma série de problemas e acidentes que ocorrem na linha 8-Diamante e 9-Esmeralda desde que a concessionária passou a operar sozinha, a partir de 27 de janeiro de 2022. Foram ao menos sete descarrilamentos, sendo seis na linha 8 e um na linha 9.

Além disso, no dia 10 de março de 2022, dois graves acidentes marcaram a operação da ViaMobilidade: um trem bateu contra a plataforma na estação Júlio Prestes da linha 8 pela manhã, ninguém se feriu; mas na madrugada do mesmo dia, um funcionário morreu eletrocutado na estação Pinheiros da linha 9.

VAGÕES DE CARGA DA VIAMOBILIDADE ANDAM SOZINHOS E INVADEM LINHA ONDE ESTAVA TREM DE PASSAGEIRO SE APROXIMANDO:

Como não bastasse, o descarrilamento do trem nas proximidades da Estação Itapevi, outra ocorrência representou risco real à vida de passageiros.

Dois vagões tipo gôndola, de pedra brita usada nos trilhos, passaram desgovernados, sozinhos, sem nenhuma locomotiva e numa velocidade relativamente alta pela estação Osasco, também da linha 8.

Assustados, passageiros gravaram a cena.

O pior é que estes vagões de carga usados para manutenção e da própria ViaMobilidade invadiram os trilhos por onde vinha um trem com passageiros dentro no sentido contrário.

Três imagens mostram a sequência das ações: os dois vagões juntos passando descontrolados pela plataforma, um funcionário correndo e depois os vagões bem pertos do trem com passageiros.

A própria ViaMobilidade, por meio de nota, admitiu que houve falha de procedimento e que os vagões acabaram “por ocupar a via principal da Linha 8-Diamante” e que a “segurança do sistema de sinalização funcionou como esperado e os vagões foram retirados”.

Testemunhas no local disseram ao Diário do Transporte que os vagões de carga pararam sozinhos ao perderem a força de movimento naturalmente.

NOTAS RESPOSTAS COMPLETAS DA VIAMOBILIDADE:

Sobre o descarrilamento

São Paulo, 18 de março de 2023 – A Linha 8-Diamante opera em via única, entre as estações Sagrado Coração e Itapevi, causando maiores intervalos no trecho entre Barueri e Itapevi. Às 10h02 deste sábado, em decorrência de falha em equipamento de via, ocorreu o descarrilamento de um trem, com imediato acionamento dos sistemas de segurança. Não houve feridos e todos os passageiros desembarcaram em segurança e foram conduzidos à Estação Itapevi com o auxílio dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS). As equipes técnicas e de engenharia da ViaMobilidade atuam para normalizar a operação o mais rápido possível. A concessionária lamenta e pede desculpas pelos transtornos causados.

Sobre os vagões que andaram sozinhos:

São Paulo, 18 de janeiro de 2023 – Por volta de 11h23 deste sábado, durante uma falha no procedimento de manobra de manutenção no pátio, um trem de manutenção acabou por ocupar a via principal da Linha 8-Diamante. A segurança do sistema de sinalização funcionou como esperado e os vagões foram retirados.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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