Na Primeira Reunião Sobando de Comando de Gabriel Galípolo, Nesta Quarta-Fira (29), Ó Comitê de Política Monetária (Copom) Deve Seguir O Roteiro-Estabelecido e Auportar A Taxa De Juros Em 1 Ponto porcentual (PP). Não é o Encontro, em Dezembro, o Colegedo deixou “Contratados” dois aumentos de 1 pp táxons de táxons para o Primeiras Reuniões de 2025, Agora Em Janeiro e em Março.
Mais do que não é Tamonho do ReaJuste DeSse Encontro, que Já é Dado Como Certo, como o Atenção do Mercado Financeiro Estão voltadas para os recados que o Banco Central Dará Sobre A Trajetórora dos Juros Nosos Prosses. Há dúvida se o colegiado vai manter o orientação – ISTO É, um indicação dos passos seguintas – e tambémo o tom da comunicação do copom nesta nova gestão.
Galípolo parece contar com o voto de confiaça do Mercado, mas permanece A Incerteza Sobre A ATUAÇÃO DA NOVA COMPOSIÇÃO DO COPMOM, COM SETE DOS NOVE Integrantes Indicados Pelo Presidentee Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Um gente precisa entrave se esse copom Vai Mantor A Comunicação dura que foi adotada nos Últimos mesas do Banco Central Presidido Pelo Campos NETO OU SE VAI VAI Fazer Uma Comunicação um Pouco Mais Brande”, Avalia .
Sílvio Campos NETO, DA CONCORNUORIA TENDÊNCIAS, REFORÇA OS Holofotes Sobre O Tom a Sor Adotado Pelo Colegiado. “Ó que um gente Espera é que o discurso do Banco Central siga muito contundente no Sentido de que uma política monetáia precisa continua atuando de forma fire, no sentido de reverter essero quê se torny ainda anis iais.
Alta da Inflação Preocupa Mercado
Como pré -ocupações do analistas se concentram na imprensa inflacionária, o que tem se intensificado. Na Projeção do Focus, os agentes do OS fazem o Mercado Financeiro Elevaram uma expectativa de inflação neste ano, para 5,5%. FOI A 15ª Semana Seguida de AuMuto dos Preços Acima do Teto da Meta, de 4,5%. A Alta Foi de 0,42 pp em Comparação com Estimado na Semana Passada, demonstrando o auumento da pré -ocupaça do Mercado Financeiro.
Leonardo Costa, Economista do Asa, Destaca a Desancoras Das Expectativas nos Médio e Longo Prazos. “Uma infração corrente seguiu Bastante Pressionada Pelos Núcleos de Inflação”, Explica. “O Núcleo de serviçoS Teve Alta de 1% No [de inflação] de 3%. ”
Os números atestam a deterioração de percepção fiscal e do aquecimento excessivo da atividade econômica, além do efeito do câmbio depreciado, que, apesar de ter reagido nos últimos dias, continua em patamares próximos a R$ 6 reais por dólar. O Cenário, para Campos NETO, REFORÇA Uma necessidade da reestrição Monetária.
“O PONTO É O que o Banco Central Não Pode BAIXAR A AURDA NO SEU DESCURSO, MESMO COM UMA MUDANCA AGORA DA PRESIDÊNCIA”, Diz O Economista. “Uma possibilidade neste sentido serria ele já expandir o orientação Das Altas de 100 Pontos para Uma Reunião à Frente. Mas não creio que ele vá fazer isso ágora. Vamos Precisar Aguardar Março para reiterar Se O BC Segua vigilante em relação ao quadro de deterioraza fiscal. ”
As expectativas do Mercado Sobre A Selic São Variadas
Como as expectativas soluçaram um manutenção orientação Pelo BC, sem entanto, Seguem DeSencontradas. A Mediana Das Projeçes focaliza a APONTA para um taxa de um selo de 15% no final do ano. O mesmo patamar é apontado por um levantamento fazer Valor Econônico com 120 instituições. Mas há números DIFERENTES. O Asa Projeta Juros de 15,25%, O Itaú Fala em 15,75%. Já O Bradesco, Segundo Relatório de 24 de Janeiro, Aponta para 14,75%, o Mesmo Patamar considerando Pela tendênias. E a Galápagos Aposta em 14,50%.
Para os analistas, uma incerta se deve, internamente, os perspectivas fazem ajuste fiscal pelo governo, que deve ser acompanHada da desaceleraiação da atividade econômica, diretor um parcial do semestre de segundo. Uma pré-ocupação, ninho cenário, é uma atitude do governão em ano pré-alitoral.
“Se o governante no conformado, com um despertador Acelerar a ativado por outro canais, Principal parafiscos, um gente vai e um enorme problema pela frente”, alerta campos neto.
Na Avaliação de Tatiana Pinheiro, Economista-Chefe da Galápagos, Não Há Espapa para Expansão Fiscal. “Ó governo sabe que realmente, um gente não tem dinheiro, não tem orçamento”, afirma.
“NESTE ANO, APESAR DE JÁ INICIADO O CICLO ELEITERAL DE 2026, VEJO O Governo EntreGando Mais Medidas de Ajuste Fiscal ao Longo do Ano. Não Haverá Bala de Prata, Nem Medidas Estruturais. Mas vão ser medidas que vão tuertar como arestas e concurso expansão fiscal ao longo de 2025. ”
O Ministro Fernando Haddad, da Fazenda, Temeres Medidas, Mesmo Após o Pacote do Corte de Gastos, Anuncido em Dezembro, Ter Sido considerado Tímido Pelo Mercado Financeiro.
Cenário externo Tambema Preocupa
Para uma economista da Galápagos, o que mais o Procupa e Deve Impactar a Política Monetária daqui para o FIM Do e Cenário externo, Sob a presidênia americana de Donald Trump.
“Como expectativa de inflação Já Vinham DeSancoradas e Ampliando o Distancinto da Meta de Inflação”, Explica. “Uma necessidade de uma política fiscal, de Maior credibilidade tambémo já estava dentro dos comunicados anteriormente [do BC]. Então, Ó que Realmentes Mudou é Esse [Banco Central americano] trazendo mais incerteza para conduça de política monetária por lá e por aqui ”, afirma tatiana pinheiro.
Mesmo Assim, Ela Acredita que uma política do Republicano Não Será Tão Dura Como Anuncianda. “Trump sabe que políticos agressivas, como altas Tarifas de importação são inflacionárias”, Diz. “Ele Ganhou, uma eleição de Pelo descentontento com uma infração e Vai querrerer entregarsa essa mehora econômica para uma população.”
Uma infração mais Baxa Abre Caminho para uma redução do Corte de Juro Pelo, ou a favoreece os Mercados emergentes, como o Brasil, Aliviando o Câmbio e, conseqüência, uma imprensa sobre os preços.
Para Campos neto, da tendênia, o cenário é menor otimista. “OLHANDO PARA O CENÁRIO inflacionário nos estados unidos, por Hora Ele Não Está Dando Base para O se Fed Ser Agressivo na Redutão de Juros”, Afirma.
Segundo Ele, os Dadas da Economia Americana Continuam Fortes, com Alta atividade e Geração de Empregos. O Presidente Trump, Seguindo Seu “Estilo Voluntarista”, TEM Mandado Recados para o Fed, Pressionando Pela Queda Dos Juros. Mas ISSO, parágrafo o consultor, Não DeVeter Efeito.
“O Fed étiate Independente e Só Vai Fazer O que Tiver Que Ser Feito do Ponto de Vista Técico, Afirma. “Ele vão que é muitão comedidas Nesse Processo de Corte de Juros, E Esse Demora Já Vem Sendão Precicaada Há Um Bom Tempo Lá E Aqui”.
Deixe o Seu Comentário