O Complexo Penitenciário da Papuda não é adequado para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro. A afirmação é da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que atribuiu a falta de condições à saúde frágil de Bolsonaro.
“A Papuda não tem condição de receber o Bolsonaro. Ele precisa de uma dieta especial, tem idade avançada, trata-se de um ex-presidente. Se por bem cuidado, vai ter uma vida prolongada”, afirmou ela em entrevista ao SBT News.
VEJA TAMBÉM:
-

Após derrota no STF, defesa de Bolsonaro vai apresentar novo recurso contra notificações
-

Defesa de Bolsonaro deve pedir prisão domiciliar como a de Collor; entenda
Celina afirmou que, juridicamente, não pode negar abrigo a um preso se a Justiça ordenar, mas declarou que o governo do DF (GDF) deu detalhes sobre as condições da Papuda em um ofício enviado ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Nele, o governador Ibaneis Rocha pediu a realização de um laudo médico para verificar se Bolsonaro conseguiria cumprir pena na Papuda. Moraes decidiu, com a alegação de que estaria fora do “momento processual adequado” e solicitou sua retirada do inquérito.
“Não temos condições de preparar uma comida especial que ele necessite por causa das cirurgias. E, mesmo nas áreas mais isoladas, as condições não são adequadas para um ex-presidente”, disse a vice-governadora. Celina Leão deverá ser candidata a Ibaneis ao governo do Estado, em 2026, perante a sua impossibilidade de concorrer novamente.
A Papuda possui algumas instalações diferentes de um presídio comum onde encontraram os políticos condenados pelo mensalão. Essas instalações foram visitadas recentemente pelos assessores de Moraes.
Conclusão no STF
Na próxima sexta-feira, está prevista a conclusão da sessão virtual que julgará os embargos do núcleo crucial da trama golpista, incluindo Bolsonaro. Por unanimidade, os magistrados da primeira turma rejeitaram embargos à defesa de Bolsonaro.
Quando o prazo da sessão e o processo transitarem em julgado forem encerrados, Moraes poderá determinar a prisão em regime fechado e poderá decidir onde a pena será cumprida.
Moraes teria como opções o presídio da Papuda, a Superintendência da Polícia Federal ou uma instalação do Exército, já que Bolsonaro é militar reformado.
O ex-presidente se encontra em prisão domiciliar de caráter preventivo. Seus advogados só podem solicitar a prisão domiciliar definitiva após o trânsito em julgado do caso e a prisão decretada.











Deixe o Seu Comentário