Ícone do site BCN

Bolsonaro critica inconformismo da esquerda com êxito da direita

Bolsonaro critica inconformismo da esquerda com êxito da direita

Bolsonaro Critica Inconformismo Da Esquerda Com Exito Da Direita.jpg

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o inconformismo de lideranças e militantes da esquerda com os recentes sucessos eleitorais de candidatos da direita no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos.

Segundo o ex-presidente, os que se autodeclararam “salvadores da democracia” são os mesmos que “pisoteiam” a democracia “quando podem”.

As reflexões do ex-presidente foram publicadas em forma de artigo na Folha de São Pauloneste domingo (10).

No texto, Bolsonaro diz que “alguns analistas e cientistas políticos, pouco confortáveis ​​com as soberanas decisões populares, tentam apresentar muitos desses movimentos como se fossem uma guinada 'ao centro”, mas, segundo o ex-presidente, 'não é'”.

“Basta prestar atenção às propostas ultimamente aprovadas nas urnas”, continuou o ex-presidente ao destacar as eleições do presidente da Argentina, Javier Milei; de Donald Trump, nos Estados Unidos, e dos candidatos da direita brasileira que disputaram cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano.

“Nos lugares onde o povo foi chamado a opinar, a maioria escolhe a ordem, o desenvolvimento, o progresso, a liberdade econômica, a liberdade de expressão, o respeito às famílias e à religião, o patriotismo. São as bandeiras que nós, da direita, vimos levantando há anos, mesmo sob graves ameaças autoritárias”, disse Bolsonaro.

“Nada consegue conter a onda conservadora. Nem a censura, nem os cancelamentos, nem o boicote econômico, nem as perseguições policiais, nem as longas, arbitrárias e injustas prisões”, completou o ex-presidente.

“Inimigos da Democracia”

Bolsonaro ainda criticou a tática da esquerda de acusar a direita de “inimigos da democracia”, quando, segundo o ex-presidente, “quem mostra dificuldade de aceitar a democracia é a esquerda, quando a maioria do povo decide por caminhos diferentes do que ela gostaria”.

“Quando pode, como na Venezuela, simplesmente fraude, na caradura, o resultado eleitoral. Quando não, como agora no retorno vitorioso do presidente Donald Trump à Casa Branca, lamenta-se por ter permitido que seus adversários da direita disputassem as eleições”, escreveu.

Novas lideranças

O ex-presidente também disse que “o cenário da esquerda é de envelhecimento e desolação” e enalteceu as novas lideranças de direita.

“O jardim da política só floresce quando é irrigado pela vontade popular. Quando uma força política se desconecta do sentimento da maioria, é resultado que define. Pode até resistir por um tempo à custa da repressão e do uso desavergonhado dos orçamentos públicos, mas seu destino está traçado. Está destinado à irrelevância, ou mesmo a desaparecer”, afirmou Bolsonaro.

Sair da versão mobile