• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Belo Sun sofre derrota em projeto de megagarimpo de ouro no PA

Redação Por Redação
18 de setembro de 2025
Em Notícias
A A
Belo Sun sofre derrota em projeto de megagarimpo de ouro no PA
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Uma mineração canadense belo sol sofreu uma importante derrota em Seu Plano de Criar um Maior Mina de Ouro a Céu Aberto do Brasil, na Volta Grande do Rio Xingu, No Pará. Em 8 De Setembro, O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-Pa) Cancelar uma visita de conciliação Sobre o Despesejo de um acampamento Formado por trabalhadores sem-terra e indigenas, adiand um liberaza de partea da fana.

Chamado de Projeto Volta Grande, O Empreendimento É Alvo de Crítas por Conta dos Potenciais Impactos Socioambientais e Pela forma como uma empresa obteve terras da união para implantá-lo. Um regioi já sofre os efeitos da usina hidrelética de belo monte, em operação desde 2016. em maio deste ano, um justiça paraense rejeneitou uma aça de belo belo sun a um prisioneiro de 40 manifestantes e membros -organizesçaça -se os que são os mestraços e os membros da manifestante.

O cancelamento da visita de conciliação atrendeu a um pedido do mp-pa (ministério púbblico do pará). Na manifestaça Índia, ao Juiz do Tribunal de Justiça que é o Havia Decidido pela reintegraça ãos de posse da Área Ocupada Pelo acampamento, a favor do Belo Sun, o Promotor Felipe Luiz Ribeiro -Sampio -DeRa e Justiça Federal.

Estabelecidas na Região Desde Junho de 2022, os Trabalhadores Reivindicam o Assentamento das Famílias Acampadas Pelo Governo EA Revogaçana do CCU (Contrato de Concessão de Uso) Da -Area pretenda pela sun

O mp-pa pede que uma reintegração de posse seja suspensa até que nãa haja mais possibilidade de recurso à decisão da justiça que é federal que anulou o contato de concessão de uso firmado entre incra e belo sol. Foto: Verena Glass/MovieLo Xingu Vivo
O mp-pa pede que uma reintegração de posse seja suspensa até que nãa haja mais possibilidade de recurso à decisão da justiça que é federal que anulou o contato de concessão de uso firmado entre incra e belo sol. Foto: Verena Glass/MovieLo Xingu Vivo

Firmado em 2021 Entre uma mineração eo Incra (Instituto Nacional de Colonizoça e Reforma Agrária) Durante O Governo do ex-Presidere Jair Bolsonaro, O Acordo Cedeu à Belo Sun 2.428 Hectares de Terras, 989 Sobrepostos à Gleba federal iTuna.

Em 10 de julho de 2025, Em Outra Derrota para um Belo Sun, um Federal de Justiça em Altamira (PA) Manteve um decisão judicial de novembro de 2024 Que havia determinado uma anulação do contato de concessões de USO.

Um decisão entrando em ccu Engloba improvisando adquiras ilegalmente pela empresa, em Razão de Seu Perímetro se Sobrepor em um Territóio Destinado à Reforma Agraria-Ío Justento Nesse Localy Ostabalhaderores Para a Justiça, uma alteraça da destinaça da Área para mineração não seguiu o Procedimento Adequado.

Tanto o MP-PA Quago O Advogado de DeFesa dos Acampados, Diogo Cabral, Pedem que o Despejo Seja Suspenso Até Que Não Haja Mais Possibilidade de Recurso à Decisão Judiciário. Caso o Acordo de Concessão Seja de Fato AnuLado em Última Instância, A Belo Sun Não Poderia mais requerer a Área.

“Digamos que Aconteça um despesejo e Depois a Justiça Declara nulo Esse contato. DESSA REINTEGRAÇÃO DE POSSE ”, Concorda Diego Diehl, Coordenador Geral de Planejamento Estratégico da Ouvidoria Agrária Nacional, do MDA (Ministétro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Em Nota Enviava à Repórter BrasilA Belo Sun Afirma que o Acordo de Concessão Seguiu requisitos Legais e Regulatórios. “A Empresa Não Concorda com uma decisão que Declarou A SUA NULIDADE, E NOS AUTOS APRESENTA SUA Controvérrsia Sob Análise do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.” A mineradora diz ainda que implementará as realocações necessárias no âmbito de programa específico previsto no processo de licenciamento ambiental, “de comum acordo com os envolvidos e com a preservação integral dos direitos de toda a comunidade, mantendo oa excelente relação que a Belo Sun Desenvolveu ao Longo dos Últimos Anos ”. (Leia Aqui a Resposta Na íntegra)

Tamboma Procurado PELA RELATÓRIO, Ó INCRA AFIRMA Considerando que, ao Contrio do Entendimento da Justiça Federal, o Próprio Contrato de Concessão de Uso formalizou A Alteraçanha da Destinação da Aárea para Mineração. “Por esta Razão, o Incra Appresentou Recurso de Apelhação em Face da Sentença, Que Será Apreciada Pelo Regional Federal Região Regional”, Diz O Texto.

“De Toda forma”, continua o incra, “Especialmente em RelAção à Proteção Das Áreas Territoriais do Pa Pa, o Incra Atuará Contra Eventual Tentativa Ilícita de Remoção da Famílias, Buem Eco -Vemono Atualmente concedida, por meio da câmara de conciliação Agrária (CCA). ” (Leia Aqui a Resposta Na íntegra)

Aça -APONTA JUDICIAL SÉRIE DE IRREGULARES DO CONTRATO DE CONCESSÃO

Um decisão da justiça que é federal que o contato de concessões foi fruto de uma aça civil pública movida em 2022 pela dpu (defensoria pública da união) e dpe-pa (defensora púlica do estado do pará).

Para os órgãos, o acordo deve ser desfeito porque a mineradora se apropriou ilegalmente de terras públicas destinadas à reforma agrária e, também, de áreas da gleba federal Ituna que compreendem antigos garimpos e onde se formaram comunidades que exercem atividades de Agricultura, Pesca e Extrativismo voltadas à subsistênia.

“Uma disputa nebre uma terra privada, mas uma dentro de um ascentamento da reforma agrária. É um conflito sui generis. UE Advogo Há Quase 17 ANOS NESSE TEMA E NUNCA Presenciei Um acampamento sem-terra dentro de um assentamento, Foi a Primeira Vez ”, Comenta o Advogado Diogo Cabral.

Sem pedido de federalizaça do caso, feito em 8 de setembro, o promotor do mp-pa afirma que não é “razoável” uma justiça estadual analisar um caso que a envolver uma Áma a de repredade de um Órgã federal federal, coo o incóia.

Arte: Rodrigo Bento/Repórter Brasil, com base em mapa elaborado pela Defensoria pública do estado do pará. Fonte de Dadas: Incra; SICAR/PA
Arte: Rodrigo Bento/Repórter Brasil, com base em mapa elaborado pela Defensoria pública do estado do pará. Fonte de Dadas: Incra; SICAR/PA

Ainda segundo o mp-pa, o interesse federal na missão tambémo se explicaria em razão de o projeto volta grande ser de “grande porte com componente indicen e potenciais impactos Sobre povos indigenas e ribeirinhos”.

“Acentente-se Que O Rio Xingu, Que Faz Imediata Fronteira com uma Área Objeto Destino Litígio, Poderá Ser Gravemente Afetado por Tal Empreendimento, Cuja Barragem Dejetos Ficará A Menos de 1 Km do Seu Leito Leito Federação ”, complemento o MP-PA.

O Órgão, portanto, coloca em questionas nãoas um posse da belo sun SOBRE O CCU EARAEA ODE OS Trabalhadorores sem-terra se Instalaram, como Tamboma O próprio emprendimento minerácrio que um empressa é um empressa.

Na aça em que Pedem a anulação da concessão, um dpu ea dpe-pa acusam a mineradora, ainda, de requerer uma Área (2,428 hectares) bem menor à appresentada pela própria empresa como de influência de influência ambiental (4,131 hectares).

De Acordo Com como Defensorias, Caso a Área Total Do Contrato Ultrapsasse 2,500 hectares, Ele Deveria Ser Aprovado Pelo Congresso. “Há, ontanto, Fortes Indícios de Burla à Competição Constitucional do Congresso para a Aprovar um Concessão de Uso de Terras Públicas Com Área Superior A 2,500 hectares”, Diz A açaão.

Procurada Pela ReportageM, A Belo Sun Não Havia Dado Retorno até uma publicação Desta Matélria. O Espaço Segua Aberto para Futuras Manifestaçações.

Acampados cobram O Incra

“No Momento, uma situação no acampamento Está Um Pouco Tensa. Uma Nunca Sabe ao Certo O que Vai Vai AConteCer”, Diz Francisco tcharles Ferreira da Cruz, De 25 Anos, Um dos acampados no interior do Pa Paessaca. Ele Es e Esposa Chegaram Ao local Há Dois Anos. Há Quatro mesas, Tiveram o Primeiro FIHO.

“O nondo maior Sonho é o assento, para parar com essA intimidaça. que o contrato com um belo sun está anulado, ó falta para o assar um gente? ”, questiona.

Segundo João Paulo Fortes Perina, Defensor Público da Defensoria Agroambiental de Altamira, OS acampados São Pessoas “Marginizadas extremamente”. “Uma defensora analisou o caso e percebheu que Todos OS Acampados têm a pretensão de moradia e trabalho. Então, Apesar de Manifestações da Belo Sol Sentido Contrio, Considerose se trato de um leguí -se -a -aguma de uma, uma, que é um exposição de um exposição de um ex -ex -ex -ex -ex -ex -mais

De Acordo com Levantamento do Movimento Xingu Vivo para Semper, Mais da Metada dos Agrícolas Acampadas Já Foi Víima de Trabalho Escravo Análogo Ao de Escravo. “São histórico de longa dados, de passarem por fazenda, Trabalho em servidão. Teixeira, integrante da organização.

Em Março de 2023, o Incra Cadastrou 98 Famílias Acampadas Como Possíveis Beneficiias da Reforma Agrária. ELAS RECLAMAM QUE DESDE ENTÃO NENHUMA ULTA PROVENHO NA TOMADA PELA AUTARQUIA.

O Incra cadastrou 98 Famílias acampadas como possíveis benéficas da Reforma Agrária, Mas ELAS RECLAMAM QUE DESDE ENTÃO NENHUMA Providência providiva para Tomada Pela Autoquiia. Foto: Diogo Cabral/Arquivo Pessoaal
O Incra cadastrou 98 Famílias acampadas como possíveis benéficas da Reforma Agrária, Mas ELAS RECLAMAM QUE DESDE ENTÃO NENHUMA Providência providiva para Tomada Pela Autoquiia. Foto: Diogo Cabral/Arquivo Pessoaal

“Ó Incra Se omitiu Muito Durante TODO ESSE TEMPO. DEIXOU A COLISA CORRER SOLTA, MESMO QUDANO Entrou O Novo Governo [do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023]. Porque o Cadastro das Famílias Gerou Uma Espectiva Muito Grande, Mas o Incra Não Tomou como Medidas Administratives para Dar Andamento ao Processo, Inclusivo para Retomada da Área Que Foi Objeto de Nulidade ”, Critica O -Advogado Diogo Cabral.

“Nesse período, os trabalhadores continuaram sendo vítimas de violência, de ameaças, de todo tipo de violação de direitos. Estão a Deus dará, produzindo alimentos saudáveis, com muita dificuldade, sendo hostilizados de maneira permanente pela empresa de segurança da belo sol.

Na nota Enviada à Repórter Brasilo Incra Afirma que o Cadastro Nacional de Acampados foi retomado em 2023, “Depois de Mais de Seis Anos de Paralisaça da Política de Reforma Agrária”. (Leia Aqui a Resposta Na íntegra)

Procurada, um Invictus Não Responderu até uma publicação da reportagem. O texto será atualizado caso um posicionamento Seja Enviado.

Diego Diehl, Da Ouvidoria Agrária Nacional, Diz Que os Termos do Contrato com um Belo Sun Firmado Em 2021 Impedem que o Incrae para Anulá-Lo. Ele explica uma mineradora Poderia.

“Tamboma temos nossas críticos um contato que é celebrado, e torcemos para que um tome de justiça a mehor decisão. Estamos tentando desarmar uma bomba que é um desarmarado, FINIZ NO Governo Passado e digo não ão ítulos de ser de desarmarada”, Finish.

O Incra não Havia Enviada Um positionamento até uma publicação da reportagem. O Espaço Segua Aberto para Manifestações.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: BeloBelo Sun.derrotaincramegagarimpomineraçãoouroprojetoreforma agráriasofreSun
Postagem Anterior

Conheça Sued Nunes, cantora do Recôncavo da Bahia indicada a artista revelação no Grammy Latino

Próxima Postagem

Chuva Derruba Reservatório Com Capacidade de 50 mil Litros de Água em Barra Mansa

Próxima Postagem
Chuva Derruba Reservatório Com Capacidade de 50 mil Litros de Água em Barra Mansa

Chuva Derruba Reservatório Com Capacidade de 50 mil Litros de Água em Barra Mansa

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

COMPRA - VENDE - ALUGA E ADMINISTRA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

IINVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613
Foto: Reprodução
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d