Para proteger os dados, os Correios estão enviando mensagens aos usuários, solicitando a troca de senha do app
CRISTIANE GERCINA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Os Correios identificaram uma falha no aplicativo Meus Correios que estava enviando dados “vulneráveis” dos clientes. A situação já foi corrigida, segundo a estatal, sem que tenha havido vítimas.
Para proteger os dados, os Correios estão enviando mensagens aos usuários, solicitando a troca de senha do aplicativo. “Detectamos possível acesso indevido ao seu nº de celular cadastrado, protocolo LGPD foi acionado. Considere alterar sua senha”, diz o texto.
Em nota, a estatal afirma que a “vulnerabilidade” em parte do sistema online permite a possíveis fraudadores relacionarem um número de CPF a um número de celular cadastrado nos Correios, situação que já foi corrigida.
“Os Correios informam que foi detectada a exposição e eventual acesso indevido ao número de celular vinculado ao CPF de alguns usuários do aplicativo Meus Correios.”
O impacto chegou a 5% das contas cadastradas, mas a empresa não informou o número exato de contas que estavam expostas. A estatal fala apenas em um impacto de 5% sobre um total de milhões de perfis cadastrados que usam o app.
Como se proteger?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora os protocolos de segurança online estejam ativos –o que levou à identificação da vulnerabilidade–, é preciso trocar a senha para se proteger contra a ação de golpistas.
A orientação é para que seja criada uma nova senha utilizando práticas de segurança online. É indicado uma senha com, no mínimo, oito caracteres, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
A troca é feita no aplicativo, clicando em “Esqueci a senha” e seguindo o passo a passo do sistema. Em seguida, o cliente deve clicar em “Concluir” e confirmar a criação da nova senha por e-mail.
Segundo a estatal, assim que a situação foi identificada, houve comunicação à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), além da adoção de novas medidas de segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os clientes que tiverem dúvidas ou quiserem fazer alguma denúncia podem procurar os Correios pelos canais oficiais de atendimento, que são os telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-7250100 (para todo o Brasil), além do chat e Fale Conosco , no site www.correios.com.br.
Deixe o Seu Comentário