
O ex-governador e ex-senador pelo Paraná Álvaro Dias anunciou nesta quinta-feira (23) a saída do Podemos, oito anos após o ingresso na sigla pela qual disputou as eleições de 2018 como candidato a presidente da República. Ao lado da deputada federal Renata Abreu, a presidente nacional da sigla, Dias participou do processo que transformou o antigo PTN no Podemos, legenda homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Um ano depois, o partido lançou Álvaro Dias como candidato a presidente, mas o então senador teve apenas 0,8% dos votos. Ao se despedir do Podemos, o ex-governador do Paraná foi nomeado concepção com a missão de construir um partido alternativo.
“Meus sonhos foram sepultados, engolidos pela força de um sistema nefasto que teima em sobreviver. Não posso compactar isso. Com tristeza, despeço-me do Podemos e agradeço imensamente a todos que me acompanharam até aqui”, declara Álvaro Dias em nota.
Álvaro Dias confirma que quer disputar eleições 2026
Apesar da despedida, o anúncio não significa a aposentadoria de Álvaro Dias da vida pública. A assessoria de imprensa dele informou que o ex-senador irá disputar as eleições de 2026 e recebeu propostas de três partidos políticos, sendo que a nova sigla deverá ser definida até o mês de abril.
Nas eleições de 2022, Álvaro Dias perdeu a eleição ao Senado no Paraná, que foi vencida por Sergio Moro (União Brasil). Dias apadrinhou a filiação de Moro ao Podemos como pré-candidato à Presidência da República no final de 2021, mas o ex-juiz da Lava Jato deixou o partido no ano seguinte para disputar o Senado pelo União Brasil.
Para o próximo ano, Álvaro Dias aparece entre os cotados ao Senado e, assim como na eleição passada, pode enfrentar uma adversária que foi anunciada por ele e depois deixou o Podemos. No início deste ano, a jornalista Cristina Graeml (União Brasil) foi lançada como pré-candidata ao Senado pelo Podemos no Paraná durante o ato de filiação em Brasília. No mês passado, ela migrou para a União Brasil a convite de Moro, que é pré-candidato ao governo do Paraná.











Deixe o Seu Comentário