BCN

Análise: Banco do Canadá usa ‘choque e espanto’ para reforçar a credibilidade no combate à inflação

REDE BCN 4

Foto: Reuters

O Banco do Canadá divulgou nesta quarta-feira um aumento de ‘pontos percentuais de choque e espanto’ na taxa de juros, um movimento surpresa que marcou uma mudança nas mensagens de um banco central desesperado para mostrar que pode controlar a pior inflação desde 1983, disseram analistas.

Dois aumentos anteriores de 50 pontos básicos em abril e junho foram claramente sinalizados pelo governador Tiff Macklem. Mas o chefe do Banco do Canadá falou publicamente apenas uma vez desde o aumento do mês passado, dizendo que o banco central estava preparado para agir “com mais força”, o que foi interpretado como abrindo caminho para um aumento de 75 pontos-base.

Depois disso, ele permaneceu em silêncio.

“Exceder a orientação futura pode ter sido o ponto – ao entregar mais do que o esperado, os formuladores de políticas podem ter esperado ampliar o impacto psicológico sobre empresas e consumidores”, disse Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Corpay, uma empresa de pagamentos empresariais.

“É uma estratégia de ‘choque e espanto'”, acrescentou.

Os mercados perceberam, elevando o dólar canadense em relação ao seu homólogo dos EUA, enquanto pressionava o principal índice de ações canadense (.GSPTSE) para seu menor fechamento desde março de 2021.

Macklem, que assumiu o cargo de governador em meio à pandemia, sofreu um raro ataque político por não controlar a inflação, que subiu para 7,7% anualmente em maio, a maior taxa desde janeiro de 1983. 

À medida que a inflação começou a ficar fora de controle no início deste ano, altos funcionários do Banco do Canadá admitiram ter cometido “erros” e o banco central disse na quarta-feira que tem subestimado consistentemente a inflação principalmente por causa de choques globais.

Em entrevista ao jornal Financial Post publicada na quinta-feira, Macklem disse que o banco central provavelmente teria aumentado as taxas de juros mais cedo se soubesse há um ano todas as coisas que sabe agora. 

BOTÃO ‘GRANDE REINICIALIZAÇÃO’

O Canadá se tornou o primeiro país do G7 a fazer um aumento de 100 pontos-base na taxa neste ciclo econômico, e Macklem rompeu com o que havia sido sua abordagem rígida de mensagens.

Em julho de 2020, o Banco do Canadá prometeu manter as taxas de juros em níveis baixíssimos até que “a folga econômica fosse absorvida”, o que deveria levar anos, e cumprir isso significava que seu primeiro aumento da taxa ocorreu em março, quando a inflação já estava bem acima da meta de 2%-3% do banco central.

“O Banco está percebendo que não cumprir seu mandato de inflação de 2% causa muito mais danos à sua credibilidade do que se desviar de uma vaga orientação futura”, disse Jay Zhao-Murray, analista de mercado da Monex Canada, uma empresa de serviços financeiros.

Zhao-Murray acrescentou que o aumento surpresa de 100 pontos-base provavelmente aumentará a ansiedade econômica dos canadenses, mas no futuro também deve resultar em expectativas de inflação mais baixas, um ciclo de aumento de taxas menos restritivo e pressões de preços reduzidas.

Em comentários após o aumento da taxa de quarta-feira, Macklem observou que a credibilidade da meta de inflação de 2% do banco central “está sendo testada”, citando pesquisas recentes de empresas e consumidores que mostraram que a inflação deve persistir.

Mas os analistas, embora reconheçam que é uma boa jogada, disseram que a mudança na abordagem do Banco do Canadá tem um custo.

O banco central está se movendo “para fornecer menos orientação”, disse Greg Anderson, chefe global de estratégia de câmbio da BMO Capital Markets em Nova York.

“E presumivelmente menos orientação significa menos certeza, significa spreads de risco mais amplos e mais prêmios de risco para ativos financeiros.”

Derek Holt, vice-presidente e chefe de economia de mercado de capitais do Scotiabank, disse que o Banco do Canadá causou “ansiedade econômica em famílias e empresas porque eles tinham olhos de cavalo em relação a qualquer sinal de risco de inflação que estava se desenrolando em tempo real no ano passado. “

A alta de pontos percentuais mostra que “eles simplesmente perceberam que estragaram tudo” e “é um reconhecimento de que eles precisavam pressionar um grande botão de reinicialização no que estavam fazendo”, disse Holt.

Sair da versão mobile