BCN

Valdileia Martins se classifica à final do salto em altura em Paris

Valdileia Martins se classifica à final do salto em altura em Paris


O Brasil abriu o primeiro dia de competições do atletismo no Stade de France com a classificação da paranense Valdileia Martins à final do salto em altura nos Jogos de Paris. Nesta sexta-feira (2), a brasileira ultrapassou o sarrafo com a marca de 1,92 metro de altura, diante do estádio lotado. Valdileia garantiu a 11ª colocação entre as 12 que avançaram à final, de um total de 32 competidoras. No entanto, a participação dela ainda é incerta na decisão por medalhas no domingo (4), a partir das 14h55 (horário de Brasília).

“Eu estava treinando super bem. Antes de eu viajar para cá na segunda-feira, eu fiz um treino e quebrei o recorde em treinamento, saltei 1,93 m, então eu estava realmente pronto para o resultado. Era acreditar no meu potencial e não ficar nervoso por ser uma competição tão grande, com público muito grande. Isso poderia interferir no resultado, mas eu entrei na prova com a cabeça muito boa, estou muito bem mentalmente este ano. Então, se não passei de primeira, passando de segunda. No 1,95 m, coloquei um pouco mais de força do que deveria e acabei torcendo o meu pé. Mas eu estou super contente com o resultado, é o resultado que eu imaginei, foi tudo como o planejado. Eu treinei para sair na Olimpíada. Acho que foi um feito muito grande. Eu e o Dino [técnico Dino Aguiar] estamos muito felizes com o que a gente conquistou até agora”, detalhou Valdileia, em depoimento à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Segundo nota da CBAt, avaliação após o médico André Guerreiro, um atleta iniciou um tratamento intensivo com medicamentos e fisioterapia para se recuperar do entorse no tornozelo e saltar na final. Segundo o especialista, Valdileia apresenta dor no local e edema moderado.

Ao atingir a altura de 1,92m, Valdileira igualou o recorde brasileiro, traçado há 35 anos por Orlane Maria dos Santos. Em maio deste ano, a saltadora de 34 anos já conquistou o ouro inédito no Campeonato Íbero-Americano, em Cuiabá, com a marca de 1,88m.


Na primeira prova do decatlo, Balotelli somou 938 pontos ao concluir o percurso em 10s66, seu melhor tempo da carreira – Wagner Carmo/CBAt/Direitos Reservados

Outros resultados

Outros brasileiros competiram nesta sexta (2) no Stade de France. O pernambucano José Fernando Santana, conhecido pelo apelido de Balotelli disputou três das cinco provas do decatlo (100m rasos, salto em distância e arremesso do peso). Na corrida dos 100m rasos, que abre o decatlo, o atleta já somou os primeiros 938 pontos, ao cruzar a linha de chegada em 10s66, seu melhor ritmo na carreira. Até o momento ele ocupa a 16ª colocação geral (2.536 pontos), entre 24 concorrentes. Ele ainda compete nesta sexta (2) nas provas de salto com vara, o salto em altura e nos 400m rasos. No domingo (4), a partir das 5h, ele conclui a competição de decatlo com as séries dos 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m rasos.

Na disputa feminina dos 100m rasos, Vitória Rosa e Ana Carolina Azevedo não se classificaram às semifinais. Vitória encerrou a prova em 12s02 (68ª colocada) e Ana Carolina Azevedo em 11,32 (35ª).

Sair da versão mobile