BCN

Torcida reúne-se em fanfest para acompanhar brasileiros na Olimpíada

Torcida reúne-se em fanfest para acompanhar brasileiros na Olimpíada


Os Jogos Olímpicos de Paris serão abertos oficialmente nesta sexta-feira (26), mas, em algumas modalidades, como futebol e handebol, uma competição já começou. Os atletas brasileiros participaram hoje da manhã na disputa, com a vitória da seleção feminina de handebol sobre a da Espanha e a apresentação dos tiros de tiro com arco.

Agora à tarde, o Brasil volta a entrar em cena com o futebol fenminino. Liderada pela Rainha Marta, a seleção feminina enfrentou a Nigéria. Para acompanhar o jogo, muitos torcedores se juntaram na Fan fest, um espaço que foi montado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista. Inaugurada no último sábado, esta é a primeira Fan fest fora de uma cidade-sede dos Jogos.

Chamada do Festival Olímpico Parque Time Brasil, uma Fan fest mostrará ao vivo a participação da delegação brasileira em Paris em telões instalados no parque. A programação também contará com interação com atletas e ex-atletas, megashows e uma área gastronômica.

Uma das pessoas que decidiu torcer pela seleção brasileira nesta tarde ensolarada de São Paulo foi Herica Martto, de 47 anos. Acompanhada dos filhos, da irmã e dos sobrinhos, ela veio até o Parque Villa-Lobos para aumentar a torcida pela seleção.

“Eu acho que esse é um evento muito importante para fortalecer o esporte nacional, porque o esporte precisa de patrocínio, precisa de incentivo e apoio, principalmente o futebol feminino”, disse Herica à Agência Brasil. “As mulheres do nosso futebol feminino ganham menos, se esforçam mais, não têm os patrocínios e os avanços milionários, mas estão na competição. Elas merecem nosso apoio.”

Para Herica, torcer junto com outras pessoas fortalece a participação dos atletas brasileiros em Paris. “É importante que as pessoas virem para prestigiar o mesmo. Muitas vezes as pessoas não conhecem as modalidades esportivas. Então, é importante conhecer, apoiar e, aqui do Brasil, mandar essa energia”, afirmou.

Quem também foi à Fan fest para torcer pelo Brasil foi a jornalista esportiva Suleima Sena, 41 anos. Junto com as amigas, uma das quais é referência na arbitragem feminina no Brasil, Ana Paula Oliveira, jornalista disse que esteve lá para assistir à estreia da seleção feminina de futebol na Olimpíada de Paris.

“Já que nós não estamos em Paris, Paris vem até a gente. Então eu acho que é simbólico estar aqui”, afirmou Suleima. “O Brasil está em busca do primeiro ouro. Já chegou tão perto das outras vezes, com duas pratas. E a gente tinha que estar aqui prestigiando. A gente está bem confiante na seleção, que é muito interessante nesta e mescla experiência com novos talentos promissores”, acrescentou.

A expectativa de Suleima para a participação da seleção brasileira em Paris é positiva. “Temos uma equipe realmente muito qualificada. Temos o melhor técnico do Brasil hoje. Um técnico vitorioso, que realmente entende de futebol feminino, de estratégia. E jogadores que atuam nas principais ligas do futebol do mundo. O Brasil tem todos os ingredientes. É claro que a gente olha para lá, especialmente para o grupo do Brasil, que é um grupo difícil.”

Sobre a partida desta tarde, contra a Nigéria, um jornalista disse que seria difícil. “A gente não pode se enganar com a Nigéria, que é uma equipe muito forte fisicamente, que fez uma excelente Copa do Mundo. Mas eu confio muito, eu confio muito nessa equipe do Brasil”, afirmou, confiante.

Sair da versão mobile