Com elenco renovado, a seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas estreia na noite desta terça-feira (29) no Campeonato Sul-Americanoem Bogotá (Colômbia). A partir das 18h15 (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Venezuela, no Venezuela às 18h15 (horário de Brasília) no Ginásio Coliseo Cayetano Cañizares. A partida terá transmissão ao vivo sem YouTube. Além do título, o torneio garante vaga na Copa América de 2024 aos quatro primeiros apresentados.
O Sul-Americano é a primeira competição internacional no ciclo de preparação para os próximos Jogos Paralímpicos, daqui a quatro anos em Los Angeles (Estados Unidos). O Brasil ficou nas duas últimas edições (Tóquio 2020 e Paris 2024). O torneio reúne ainda Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
“Viemos com uma equipe muito jovem, buscando dar entrosamento e para conhecermos um a um a nível internacional. No nosso ranking, a gente analisa o atleta nos jogos nacionais e também internacionais. Eles já passaram pelos torneios nacionais, agora trouxemos eles para uma competição internacional para observar como eles se comportam”detalhou o técnico Itamar da Silva, em depoimento à Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).
Dos 11 convocados para o torneio, quatro usa a amarelinha pela primeira vez. É o caso dos jogadores Norton Rodrigues, Dario Filho, José Maranhão e Dione Schug.
“A gente espera conseguir desenvolver essa garotada que está chegando junto com a gente nesse Sul-Americano para que possamos, nesses próximos quatro anos, fazer um excelente trabalho em busca da vaga em Los Angeles”ressalto Eduardo Silva, capitão da seleção, também conhecido pelo apelido de Feijão.
Na primeira fase do Sul-Americano, todas as escolhas se enfrentaram entre si. As duas mais bem ranqueadas avançam ao final. Já a terceira e quarta colocada na tabela de classificação disputarão a medalha de bronze.
Deixe o Seu Comentário