Depois de tropeçar na estreia, os times brasileiros Minas e Praia Clube venceram nesta quarta-feira (18) os jogos da segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino, disputados no Huanglong Sports Center, em Hangzhou (China). Primeira a entrar em quadra, a equipe mineira venceu o Zamaek Sporting Club (Egito), campeão africano, por 3 sets a 0 (25/17, 25/21 e 25/14), em partida do Grupo A, que inclui também o Tianjin (China) e Vero Volley Milano (Itália). Na sequência, o contrarâneo Praia Clube, time de Uberlândia (MG), derrotou o atual campeão asiático Red Rockets (Japão) pelo mesmo placar, com parciais de 25/17, 25/23 e 25/16, no jogo do Grupo B ( que tem o italiano Conegliano e o vietnamita Ninh Binh).
CLUB WORLD CHAMPS: PRAIA CLUBE 🇧🇷 3-0 🇯🇵 RED ROCKETS
Com atuação marcante da atacante Sofya Kuznetsova, que marcou 23 pontos, o Praia Clube superou os Red Rockets em dois sets. A seleção brasileira agora enfrenta o sem vitórias Ninh Binh 🇻🇳 na última rodada do grupo… pic.twitter.com/2zSESqC7cY
– Mundo do Vôlei (@volleyballworld) 18 de dezembro de 2024
O Praia Clube pode carimbar a classificação à semifinal na madrugada desta quinta (18), se vencer o Ninh Binh (Vietnã), que também sofreu revés na estreia e segue zerado na tabela. O jogo terá início às 4h (horário de Brasília). Apenas os dois primeiros apresentados em cada chave avançaram no torneio. Após o triunfo de hoje (18), o time de Uberlândia somou os primeiros três pontos, já que perdeu a primeira rodada para o Conegliano (3 sets a 0), atual líder do Mundial, com seis pontos. Com a classificação encaminhada, o time italiano, duas vezes campeão do Mundial de Clubes (enfrenta o bicampeão japonês Red Rockets, na sexta (20), encerrando a fase de grupos.
Já o Minas enfrentou uma situação mais complicada para avançar no torneio. Com os três pontos, o time de Belo Horizonte está empatado na segunda posição do Grupo A com o Vero Volley Milano, para quem perdeu na estreia, por 3 sets a 0.. A equipe brasileira terá pela frente o chinês Tianjin, que liderou a chave, na próxima sexta (20), às 8h30. Antes, na quinta (19), o Vero Volley Milano encerra a fase de grupos contra o Zamalek, que ainda não é pontual na competição.
O Mundial de Clubes reúne os clubes campeões e vice-campeões continentais em 2024. Os maiores campeões do torneio são os clubes turcos VakifBank (quatro títulos) e o Eczacıbaşı (três), ambos ausentes nesta edição. O último dos três títulos do Brasil no Mundial foi conquistado em 2012 por Osasco.
Programação
GRUPO A
quinta-feira (19) – 8h30 – Vero Volley Milano (Itália) x Zamalek Sporting Club (Egito)
sexta (20) – 8h30: Tianjin (China) x Minas
GRUPO B
quinta (19) – 4h – Ninh Binh (Vietnã) x Praia Clube
sexta (20) – 4h – Conegliano (Itália) x Red Rockets (Japão)
SEMIFINAIS – sábado (21)
4h – semifinal 1 (1º A x 2º B)
8h30 – semifinal 2 (1º B x 2º A)
FINAL E DISPUTA DE BRONZE – domingo (22)
4h – partida valendo bronze
8h30 – decisão do título