Ícone do site BCN

Visita do ministro da Holanda é cancelada após fala sobre Israel

Visita do ministro da Holanda é cancelada após fala sobre Israel


O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, ​​desagradou Israel ao prometer prender Netanyahu caso visite o país europeu| Foto: EFE/EPA/REMKO DE WAAL

A viagem que o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, ​​fez a Israel na semana que vem foi cancelada depois dele dizer que o governo holandês prenderia o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, caso este visitasse o país europeu.

Nesta quinta-feira (21), o Tribunal Penal Internacional (TPI) expediu mandados de prisão contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant, por supostos crimes de guerra e contra a humanidade no conflito na Faixa de Gaza.

Segundo informações do jornal The Times of Israel, o gabinete do ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, informou que ele conversou com Veldkamp ​​e os dois concordaram em cancelar a visita.

A pasta informou que Sa'ar expressou sua “decepção” com os comentários de Veldkamp sobre cumprir os mandatos de prisão contra Netanyahu e Gallant.

Mais cedo, Veldkamp havia dito que a Holanda “cumpre 100% o Estatuto de Roma”, o tratado que criou o TPI (sediado no país europeu, na cidade de Haia) e que estipulava que os países signatários cumprissem mandatos de prisão expedidos pelo corte .

“Se pisar em solo holandês, será preso”, afirmou Veldkamp, ​​que disse que os contatos “não essenciais” com Netanyahu serão cortados.

A agência Reuters informou que o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, disse que seu país, signatário da TPI como a Holanda, também cumpriria a ordem de prender o primeiro-ministro israelense caso ele visitasse o território italiano.

Sair da versão mobile