O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma reunião de cerca de uma hora e dez minutos nesta quinta-feira (16) em Casa Branca, em Washington (EUA). Ele foi recebido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O tema foi a sobretaxa imposta pelos EUA às importações brasileiras.
Em coletivo para a imprensa na capital americana, Vieira não deu muitos detalhes. Ele definiu o encontro como “muito produtivo” e focado nos “aspectos práticos” do problema da tributação dos EUA. Ele também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump deverão se reunir em breve, sem mencionar dados e locais.
VEJA TAMBÉM:
O encontro entre Vieira e Rubio foi considerado decisivo para desembaraçar uma agenda comercial entre os dois países, que está paralisada desde agosto, quando Trump instituiu sanções adicionais que somaram 50% em tarifas para diversos setores agrícolas e industriais.
Na pauta, além das tarifas, também seriam as avaliações do governo americano impostas às autoridades brasileiras. Ninguém sabe ao certo como foram tratadas as demais questões políticas, elencadas na primeira carta de Washington ao Planalto, que ligava a redução das tarifas a condições sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, com o fim do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a ênfase do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na soberania nacional, a expectativa é que o olhar pragmático comece a se sobrepor ao político.
Deixe o Seu Comentário