
O líder do partido de direita nacionalista Chega, André Ventura, que passou para o segundo turno da eleição para presidente de Portugal, pediu que outras legendas conservadoras o apoiem na disputa com o socialista António José Seguro.
“A direita fragmentou-se como nunca [nesta eleição]mas os portugueses nos deram a liderança dessa direita em Portugal”, disse Ventura na sede do partido em Lisboa, segunda informações do site SIC Notícias, após ter sido confirmado no domingo (18) que o direitista foi o segundo candidato mais votado no primeiro turno.
“Só perderemos estas eleições por egoísmo do PSD [Partido Social Democrata]Illinois [Iniciativa Liberal] ou de outros partidos que se dizem de direita”, acrescentou, pedindo que essas legendas o apoiem na campanha para o segundo turno, marcado para 8 de fevereiro.
No domingo, o Seguro, do Partido Socialista (PS), ficou em primeiro lugar, com 31% dos votos, enquanto Ventura teve 23%.
João Cotrim de Figueiredo, do IL, ficou em terceiro lugar, com 16%, enquanto Luís Marques Mendes, do PSD, partido do primeiro-ministro Luís Montenegro, amargou a quinta posição, com 11%, atrás do independente Henrique Gouveia e Melo (12%).
No seu discurso, Ventura criticou Seguro e disse que o socialismo “destrói, mata e corrompe”.
“Ele quer mais impostos para distribuir mais subsídios, quer continuar a sufocar as empresas com mais burocracia, quer mais imigração descontrolada, quer menos segurança e mais descontrole na nossa Justiça”, acusou.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/O/T/zpwHG1TcyELwYc7eKQLA/2026-01-19t170950z-1565883205-rc2h4ja4t2ql-rtrmadp-3-people-valentino.jpg)









Deixe o Seu Comentário