O Vaticano confirmou neste sábado (11) que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será recebido pelo papa Leão XIV na segunda-feira (13), durante visita oficial a Roma.
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro ocorre no contexto da Semana Mundial da Alimentação da FAO e de compromissos ligados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada por Lula em 2024, durante o G20 em Brasília. Não foi informado o horário deste que será o primeiro encontro entre o líder religioso e Lula.
A agenda do presidente inclui ainda a conferência da sede do secretariado da Aliança Global, uma estrutura internacional criada para programas sociais articulados e combater a fome em diferentes países. Porém, o encontro ainda não está detalhado na agenda oficial da Presidência da República.
VEJA TAMBÉM:
-
Lula amplia em 360% gastos com anúncios nas redes durante votação do IR
-
Bolsonaro e Lula dão boas-vindas ao papa Leão XIV com expectativas diferentes
Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação
Lula viaja à Europa para a abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A viagem coincide com os 80 anos de fundação da FAO.
Segundo o Palácio do Planalto, durante uma agenda, Lula também encerrará a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e inaugurará o Mecanismo de Apoio à Iniciativa, que funcionará como secretariado internacional na sede da FAO. O espaço vai coordenar ações de combate à fome em diversos países, fortalecendo o papel do Brasil na cooperação global.
De acordo com o ministro Saulo Arantes Ceolin, coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Itamaraty, a presença de Lula reafirma “a relação histórica e estratégica entre o Brasil e a FAO”. Sem falar do encontro entre Lula e o papai, ele destacou que a visita celebra o compromisso brasileiro com o desenvolvimento sustentável e a erradicação da fome.
VEJA TAMBÉM:
-
Lula diz que vai ficar cada vez “mais esquerdista e socialista”
O que é FAO
Criado em 1945, o Fórum Mundial da Alimentação é uma plataforma global voltada para a transformação de sistemas agroalimentares, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A edição deste ano será marcada por atividades comemorativas e reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar, agricultura sustentável e combate à pobreza.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida pelo Brasil e Espanha, reúne representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. Desde a sua criação, em 2024, a iniciativa apoia planos nacionais em países de África, Caribe e Ásia, com o objetivo de acelerar a implementação de políticas públicas para erradicar a fome e reduzir as desigualdades.
Deixe o Seu Comentário