
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (22) avaliações contra as duas maiores companhias de petróleo da Rússia – a Rosneft e a Lukoil – em resposta à falta de “comprometimento sério” de Moscou com o processo de paz na Ucrânia. A medida, divulgada pelo Departamento do Tesouro, busca enfraquecer o setor energético russo e pressionar o Kremlin para aceitar um cessar-fogo imediatamente na guerra que já dura mais de três anos.
Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que “agora é o momento de parar com a matança e de um cessar-fogo imediato”. Segundo ele, “diante da recusa do presidente [Vladimir] Putin em encerrar esta guerra sem sentido, o Tesouro está sancionando as duas maiores companhias petrolíferas da Rússia que financiam a máquina de guerra do Kremlin”. Bessent acrescentou que Washington “está preparado para agir novamente, se necessário, para apoiar o esforço do presidente Trump em encerrar mais uma guerra”.
As sanções incluem o bloqueio de bens e transações de todas as subsidiárias da Rosneft e da Lukoil, dentro e fora da Rússia, que têm mais de 50% de participação das empresas-mãe. Entre as companhias afetadas estão refinarias e produtos de petróleo e gás como a Bashneft, a Vankorneft e a RN Tuapse Oil Refinery, além da Lukoil Perm e da Lukoil Kaliningradmorneft.
De acordo com a decisão do Tesouro, a decisão foi tomada sob a autoridade da Ordem Executiva 14024, que permite a aplicação de avaliações a indivíduos e empresas que operam nos setores energéticos e militares da economia russa. Com essa medida, todas as propriedades e ativos dessas empresas nos Estados Unidos ou sob controle de cidadãos americanos ficaram bloqueados.
O comunicado também alerta que instituições financeiras estrangeiras que “conduzem ou facilitam transações significativas” com o setor militar-industrial russo ou com entidades sancionadas correm risco de sofrer represálias de Washington. O texto enfatiza que o objetivo das avaliações “não é punir, mas promover uma mudança positiva de comportamento”, e lembra que há um procedimento legal para que empresas ou pessoas possam ser removidas da lista de bloqueio.
As avaliações fazem parte da estratégia do governo Trump para aumentar a pressão econômica sobre Moscou e forçar o ditador Putin a negociar o fim do conflito iniciado em 2022. Desde o retorno de Trump à Casa Branca, Washington tem procurado, paralelamente ao envio de ajuda militar à Ucrânia, abrindo canais diplomáticos para encerrar a guerra – mas sem concessões unilaterais à Rússia.
O Departamento do Tesouro reforçou que o governo dos Estados Unidos continuará utilizando “todas as suas autoridades legais em apoio a um processo de paz duradouro”.










Deixe o Seu Comentário