
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (22) que uma “grande frota” de navios de guerra americanos está indo em direção ao Irã.
“Temos muitos navios indo na direção, por precaução. Temos uma grande frota a caminho, e vemos o que acontece”, disse o presidente a jornalistas a bordo do Air Force One, o avião oficial da presidência americana, na volta de Davos, onde participou do Fórum Econômico Mundial.
As palavras de Trump parecem se referir às movimentações da Marinha dos EUA relatadas por especialistas, que apontaram, por exemplo, que os porta-aviões nucleares USS Abraham Lincoln e seu grupo de ataque foram vistos saindo do Mar da China Meridional, aparentemente em direção ao Oceano Índico.
“Eu preferiria que nada acontecesse, mas estamos monitorando a situação de perto. Impedi 837 execuções na quinta-feira passada [15]. Caso contrário, contido morrido. Todos foram forçados”, afirmou Trump.
Em meio às mortes de pelo menos 3 mil manifestantes na repressão do regime do Irã nos protestos nas últimas semanas, o presidente americano afirmou que “ações muito fortes” seriam tomadas por Washington se a ditadura islâmica executasse pessoas detidas por participarem dessas manifestações.
Entretanto, na semana passada, Trump deu a entender que tais medidas estavam suspensas, depois que Teerã informou que não havia planos de execuções.
Na sexta-feira (16), o presidente americano contrariou informações de que países aliados no Oriente Médio o substituíram para não bombardear o Irã. “Ninguém me convenceu. Eu convenci a mim mesmo”, declarou na ocasião.
Nesta quinta-feira, entretanto, o republicano voltou a mudar de tom, embora tenha dito várias vezes que o envio de navios de guerra para a região do Irão era apenas por “precaução”.
“Temos uma frota enorme no caminho daquela região e talvez nem precisemos usá-la”, disse Trump. Quando questionado se Washington busca a renúncia ou o exílio do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, o republicano respondeu: “Não quero entrar em detalhes”.
“O fato é que eles sabem o que queremos. Muitos assassinatos estão sendo transações”, alertou o presidente americano.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/a/u/jc9vToSjmNnTJCtMBOpg/11135aef-c2f4-4daf-90f5-a13f553042a1.png)









Deixe o Seu Comentário