
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma entrevista de rádio que as forças americanas demoliram “uma grande instalação” na Venezuela na última semana, como parte da campanha de sua administração contra o país. As Autoridades dos EUA disseram que Trump se referia a uma instalação de drogas, que teria sido eliminada, sem fornecer detalhes sobre a operação. A CIA e a Casa Branca não quiseram comentar a informação.
A declaração de Trump ocorreu na sexta-feira (26), durante uma entrevista a John Catsimatidis, bilionário republicano e apoiador do presidente, dono da estação de rádio WABC em Nova York. Os dois conversaram sobre a campanha militar dos EUA contra o tráfico de drogas na América Latina.
Se confirmado, este seria o primeiro ataque conhecido na terra desde que Trump iniciou suas investigações contra a Venezuela. As autoridades americanas, no entanto, não especificaram o local do suposto ataque, nem o papel da instalação em questão no tráfico de drogas. O regime venezuelano também não relatou publicamente um ataque do tipo no país.
O presidente dos EUA vem prometendo investimentos por terra na Venezuela há semanas, em uma crescente pressão contra a ditadura de Nicolás Maduro, que está na mira de Trump por seu papel no tráfico de drogas na região. O republicano também autorizou operações secretas da CIA no território venezuelano, nos últimos meses.
Ataques militares americanos contra barcos no Caribe e no Pacífico ocorreram em setembro e já resultaram na morte de pelo menos 105 pessoas. Embora os críticos afirmem que o Exército dos EUA não tem base legal para atacar civis, a administração Trump argumenta tratar-se de uma guerra contra narcoterroristas, que só pode ser detida à base de força militar.
De acordo com o jornal americano New York Timesos ataques a barcos fazem parte de uma operação em duas fases do governo dos EUA. A segunda, ainda não anunciada oficialmente, incluiria ataques a instalações de drogas na Venezuela, revelando fontes envolvidas com o planejamento.










Deixe o Seu Comentário