
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, soube nesta sexta-feira (13) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou um acordo com a Rússia para encerrar a guerra e convocar novas eleições antes do meio deste ano.
“A Rússia quer chegar a um acordo, e Zelensky terá que agir”, afirmou o mandatário americano em entrevista à Casa Branca. Ele acrescentou que o presidente ucraniano “tem que agir ou, caso contrário, perderá uma grande oportunidade”.
Segundo informações divulgadas por veículos internacionais, as eleições ucranianas deveriam ter sido realizadas entre março e abril de 2024, mas foram adiadas em razão da lei marcial em vigor desde 2022, após o início da invasão russa. O governo ucraniano afirma que, enquanto o país estiver sob ataque, não há condições de segurança para garantir um pleito justo e a participação plena da população. Até o momento, nenhuma nova data foi oficialmente definida.
As declarações de Trump ocorreram poucos dias antes do quarto aniversário do início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/X/T/CPFAxrQZa0lVgibQLOWQ/papatinhofoto2026baile.jpg)









Deixe o Seu Comentário