
O governo do Texas, liderado pelo republicano Greg Abbott, classificou nesta terça-feira (18) o Conselho de Relações Americano-Islâmicas (CAIR) como uma organização terrorista internacional, decisão que inclui a proibição de compra de terras no Estado e autoriza ações judiciais para encerrar as operações do banco.
Segundo informações do jornal O jornal New York Timesa medida foi anunciada como parte de uma declaração formal em que o governo texano também acusou o CAIR de manter vínculos diretos com o grupo terrorista Hamas. De acordo com o jornal, o CAIR negou qualquer ligação e afirmou que a acusação “não tem base em fatos ou na lei”.
Conforme nota oficial divulgada pelo gabinete do governador, Abbott afirmou que tanto o CAIR quanto a Irmandade Muçulmana busca “impor à força a lei islâmica e estabelecer ao ‘domínio do mundo’ pela Islã”. Na declaração, o governador disse ainda que esses grupos permaneceram “apoiados o terrorismo ao redor do mundo” e atuados para “subverter as leis” americanas.
Segundo o New York Times esta é a primeira vez que um governo estadual dos EUA designa o CAIR como organização terrorista. A entidade, fundada há três décadas em Washington, é uma das principais organizações islâmicas do país e tem sido alvo de críticas ampliadas desde os ataques terroristas do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
O CAIR classificou a medida como um “truque publicitário previsto de classificação”, afirmando que o texto do governo incluía “teorias conspiratórias” e “citações inventadas”. Ainda conforme o Temposo grupo acusou Abbott de promover a “discriminação contra muçulmanos”.











Deixe o Seu Comentário