
A plataforma de vídeos Rumble voltou a aparecer na busca de aplicativos que podem ser baixados no Brasil, um ano após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo seu uso no país por descumprimento de ordens judiciais, que foram consideradas “ilegais” pela empresa canadense.
Martin De Luca, o advogado que representa a Rumble e a americana Trump Media, do presidente americano, se manifestou após os relatos de retorno da plataforma no país, dizendo que não recebeu nenhuma notificação legal da Justiça brasileira.
Ele elogiou a medida, mas argumentou que precisava de uma manifestação oficial por canais adequados.
“Até o momento, o Rumble não recebeu nenhuma ordem ou comunicação oficial sobre o levantamento da suspensão ou a suspensão das multas diárias. Esperamos que qualquer mudança em curso seja confirmada pelos canais legais adequados. Nosso foco permanece em garantir uma resolução fidelidade, consistente com a liberdade de expressão e o Estado de Direito”, disse em seu perfil no X.
Temos conhecimento de vários relatórios públicos que sugerem que o acesso a @rumblevideo foi restaurado no Brasil, levantando uma proibição nacional que estava em vigor desde fevereiro de 2025. Se for esse o caso, seria um desenvolvimento positivo e bem-vindo.
Neste ponto, no entanto, Rumble tem…
-Martin De Luca (@emd_worldwide) 5 de fevereiro de 2026
Na época da suspensão, em fevereiro do ano passado, Moraes definiu três requisitos para o retorno da plataforma no Brasil: o estabelecimento de um representante legal no Brasil; o bloqueio de perfis na plataforma, incluindo o jornalista Allan dos Santos; e o pagamento de multas.
Com a suspensão no Brasil, as empresas estrangeiras abriram um processo contra Moraes na Justiça dos EUA, sob a justificativa de que as ordens do magistrado brasileiro violam a soberania americana, a Constituição dos EUA e as leis do país, pois inclui a critério como a remoção de conteúdos protegidos pelas leis nacionais, a obtenção de dados privados de usuários americanos e a interrupção de transações financeiras dentro do território americano.
Advogado do Rumble e da Trump Media pede à Justiça dos EUA que intime Moraes por e-mail institucional
Nesta semana, o advogado das empresas de comunicação invejou um novo requerimento à Justiça americana, solicitando uma intimação ao ministro Alexandre de Moraes pelo e-mail do STF, sob a justificativa de que o magistrado “bloqueou” outros canais de contato.
No documento judicial, o advogado Martin de Luca argumentou que o réu já utilizou o e-mail para entrar em contato em diversas graças às empresas autoras da ação, com o objetivo de notificá-las sobre as ordens de remoção de conteúdo de suas plataformas, sob ameaça de multas diárias e suspensão do serviço no país.
Portanto, o uso do mesmo canal para intimá-lo parece “confiável para notificação”, disse De Luca.










Deixe o Seu Comentário