Avinatan Or, engenheiro elétrico de 32 anos, foi um dos últimos 20 reféns vivos a serem libertados pelo Hamas nesta segunda-feira (13), após um acordo de cessar-fogo entre o grupo terrorista e Israel, intermediado pelos EUA, ter sido acertado na semana passado.
Segundo informações do Canal 12 israelense, reproduzidas pelo jornal The Times of Israel, um exame médico inicial revelou que Or perdeu entre 30% e 40% do peso corporal em dois anos de cativeiro na Faixa de Gaza.
A emissora relatou que o engenheiro elétrico foi desligado na região central da Faixa de Gaza durante a maior parte da guerra em condições severas, incluindo longos períodos de fome, e sem ter contato com outros reféns.
Depois de ser libertado, ou por ocasião com sua namorada, Noa Argamani, outra ex-refém do Hamas, o que chamou de seu “primeiro cigarro juntos depois de dois anos”, e pediu para ficar a sós com ela.
Segundo informações do jornal The Jerusalem Post, o casal foi sequestrado no festival de música Nova, na cidade de Reim, onde o Hamas promoveu um dos maiores massacres dos atentados de 7 de outubro de 2023.
Ambas passaram horas escondidas dentro de uma vala, mas os terroristas os resgataram. A mãe do engenheiro elétrico, Ditza Or, disse ao jornal Jewish Chronicle que Or teve a oportunidade de fugir na ocasião, mas não o fez porque não queria deixar a namorada para trás, “nas mãos dos monstros”.
“Pensei que não teria acontecido se ele tivesse escapado, mas sei que ele nunca teria se perdoado. Ele não teria conseguido conviver consigo mesmo. Então, ele foi muito leal, e tenho orgulho dele por isso”, disse Ditza.
Segundo mais velho de sete irmãos, ou relatado, segundo o Canal 12, que só soube que a namorada havia sido libertada antes dele quando se reencontrou nesta segunda-feira.
Em 8 de junho de 2024, Noa Argamani e outros três reféns foram resgatados em Gaza em uma operação conjunta das Forças de Defesa de Israel, do Shin Bet (agência de segurança do país) e da polícia israelense.
Ou também reencontrou os pais e, em um vídeo publicado pelas forças israelenses, ele aparece dizendo a Ditza e ao pai, Yaron: “Como eu esperava ter a chance de dizer que os amo e de vê-los mais uma vez nesta vida!”.
Deixe o Seu Comentário