• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Quem pode suceder Maduro, caso o ditador seja derrubado

Redação Por Redação
16 de dezembro de 2025
Em Entretenimento
A A
Quem pode suceder Maduro, caso o ditador seja derrubado
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Segundo reportagem da agência Reuters, no telefonema de 21 de novembro com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente dos EUA, Donald Trump, deram um prazo de uma semana para o líder chavista renunciar e se asilar em algum país de sua escolha.

Maduro não atendeu às exigências, e na semana passada o presidente americano disse que o ditador venezuelano está com os dias “contados”.

Diante da crescente pressão militar americana, o mundo se pergunta quem poderia assumir o governo da Venezuela caso Maduro fosse derrubado pelos Estados Unidos (sendo solicitado a renunciar ou a depor pelas armas).

Em recente reportagem, o jornal americano The New York Times apresentou como potenciais sucessores o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, o secretário-geral do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e o ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, número 2 do chavismo.

Entretanto, mesmo em um governo de transição, dificilmente a gestão Trump aceitaria que eles governassem a Venezuela: o primeiro, por ser um dos defensores da linha militarista e bravateira do regime chavista; o segundo, porque, assim como Maduro, tem contra si uma recompensa oferecida pelos EUA por informações que levem à sua prisão ou previsões, por acusações de envolvimento com o narcotráfico (US$ 25 milhões por Cabello, US$ 50 milhões por Maduro).

Confira abaixo outros nomes, que terão mais chances de suceder Maduro, em caso de queda do ditador:

Delcy Rodríguez

De acordo com a Reuters, no telefonema de novembro, Maduro pediu que a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, liderasse um governo interino até a realização de novas eleições. As fontes ouvidas pela agência britânica disseram que Trump rejeitou o pedido.

Por ter implementado políticas econômicas mais pró-mercado, Delcy é considerado um nome menos radical dentro do chavismo, mas como é impossível falar em chavismo moderado, costuma estar alinhado às posições extremas de Maduro e Cabello.

Na semana passada, Delcy disse que na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz para a líder oposicionista María Corina Machado foi um “velório”, um “fracasso total” e “um prêmio manchado de sangue”.

Outra indicação de que um vice de Maduro não é “moderado” é que seu irmão, o presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, faz parte da linha dura chavista.

Apesar de ter sido designado para conversas com o governo dos EUA e no primeiro semestre ter negociado voos de deportação de venezuelanos com o enviado especial Richard Grenell, Jorge liderou iniciativas como um projeto de lei para retirada da Venezuela do Tribunal Penal Internacional (TPI), onde o chavismo é investigado por crimes contra a humanidade e exposição de direitos humanos, e ações para implementar a “anexação” da região de Essequibo, que corresponde a 70% do território da vizinha Guiana e é reivindicada pela Venezuela.

Juan Guaidó

O oposicionista Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela em 2019 e foi nomeado à época pela União Europeia, Estados Unidos, Brasil e outros países.

Porém, sem atingir os objetivos de destituição da ditadura chavista (que avança governando o país de fato) e/ou abertura política, a Assembleia Nacional da Venezuela, eleita em 2015 com maioria opositora e dissolvida posteriormente (mas que avançou funcionando em paralelo ao chavismo), aprovou a suspensão da presidência interina no final de 2022.

Guaidó também perdeu importância política diante de outras duas figuras da oposição, Edmundo González e María Corina, o que diminuiu suas chances de suceder Maduro.

Edmundo González

González foi o vencedor da eleição presidencial de 28 de julho de 2024, mas o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, aparado pelo chavismo, declarou que Maduro venceu uma disputa, mesmo com a oposição publicando na internet atas de votação que comprovaram a vitória de seu candidato.

O resultado fraudulento foi ratificado pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), também subserviente a Maduro.

Em setembro de 2024, depois que a Justiça venezuelana decretou sua prisão, González foi para a Espanha, onde recebeu o asilo político.

Vários países, como Estados Unidos e Argentina, desligaram respeito ao resultado do ano passado e a própria María Corina, apesar de ser o grande nome da oposição venezuelana hoje, prega que o aliado assuma a presidência, em respeito às urnas. González, por sua vez, tem afirmado que ela será sua vice caso ele chegue ao Palácio de Miraflores.

Maria Corina Machado

María Corina Machado só não disputou a eleição do ano passado porque uma ditadura chavista se declarou inelegível. Sem poder concorrente, foi o principal apoiador de González durante uma campanha eleitoral, em uma luta pela democracia que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz deste ano.

Apesar de defensora de que o aliado assumiu a carga, María Corina tem grande apoio dos Estados Unidos – foi indicada ao Nobel por Marco Rubio, secretário de Estado da gestão Trump – e não pode ser descartada a possibilidade de algum arranjo político (até as mesmas novas eleições) para que ela chegue à presidência.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Casoderrubadoditadordonald trumpEUA - Estados Unidosjuan guaidóMaduroMarco Rubionicolas maduropodequemsejasucederTPIVenezuela
Postagem Anterior

Cantata de Natal ‘Olhar: Um espetáculo de luz e som’ acontece em Barra Mansa neste final de semana

Próxima Postagem

Defesa diz que Martins teria pena menor se integrasse facção

Próxima Postagem
Defesa diz que Martins teria pena menor se integrasse facção

Defesa diz que Martins teria pena menor se integrasse facção

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

COMPRA - VENDE - ALUGA E ADMINISTRA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

IINVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613
Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d