O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, celebrou o desempenho do Partido Social Democrata (PSD) nas eleições legislativas realizadas neste domingo (12), destacando-se como vitórias da legenda nos grandes centros urbanos.
“Recebemos a confiança do eleitorado em áreas rurais e também nas maiores cidades: vencemos em Lisboa [capital de Portugal]Porto, Braga, Aveiro, Vila Nova de Gaia, Sintra e Cascais”, afirmou o líder do governo, que classificou o resultado como uma demonstração de força do partido.
Segundo a Agência EFE, Montenegro admitiu que houve “alguns resultados menos elaborados” nas eleições, mas ressaltou que o PSD conquistou mais prefeituras de Portugal do que qualquer outra sigla, mesmo em disputas acirradas.
De acordo com o primeiro-ministro, o partido garantiu “o maior número de votos, mandatos, presidentes de junta de freguesia e prefeitos”, o que representa, segundo ele, “uma vitória histórica nos cinco maiores municípios do país”.
O PSD e as suas coligações obtiveram o comando de 129 municípios, seguidos pelo Partido Socialista (PS), com 125, por movimentos independentes, com 18, e pelo Partido Comunista Português (PCP), que ficaram com 12 prefeituras.
Já o Chega, legenda de direita, alcançou um marco inédito ao conquistar o controle de município três, assumindo pela primeira vez cargos no poder local. O Chega, liderado por André Ventura, fundado em 2019 vai comandar os municípios de São Vicente, na Ilha da Madeira, Entroncamento, em Santarém e Albufeira, na região do Algarve.
VEJA TAMBÉM:
-
Premiê de Portugal anuncia governo de partido único, sem nomes do Chega e da esquerda
-
Parlamento de Portugal aprova nova reforma migratória com apoio da versão da direita
Deixe o Seu Comentário