
O ex-ministro socialista António José Seguro e o candidato conservador André Ventura foram os dois candidatos mais votados nas eleições deste domingo (18) para a presidência de Portugal e vão ao segundo turno, informou a agência Efe.
Com 95% dos votos apurados, a Seguro tinha liderança de 30,62%, seguida por Ventura, com 24,26%.
Em terceiro lugar, com 15,49%, apareceram o eurodeputado liberal João Cotrim de Figueiredo, logo à frente do almirante na reserva Henrique Gouveia e Melo (12,25%) e o comentarista político conservador e ex-ministro Luís Marques Mendes (11,97%). Nenhum dos demais seis candidatos teve mais de 2% dos votos.
Mais de 11 milhões de cidadãos portugueses – dos quais mais de 1,7 milhão vivem no exterior – estavam aptos a votar para eleger o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que deixará o posto após dois mandatos de cinco anos e não poderia mais se reeleger.
O presidente de Portugal tem a função de julgado e fiscalizador da vida política e não tem prerrogativas executivas. Ele pode, no entanto, vetar leis, dissolver o Parlamento e convocar eleições.











Deixe o Seu Comentário