Desde Antes de Tomar Posse para Seu Segundo Mandato, no Ultimo dia 20 de Janeiro, ó Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Vinha Defendando a Retomada do Controle Norte-Americano Sobre O Canal Do Panamá.
Segundo ele, a infraestrutura, que corta a América Central e é considerada estratégica e fundamental para o comércio global, estaria sob influência crescente do regime comunista da China, que desde 2017 vem fortalecendo sua presença no Panamá, visando expandir sua influência na América Latina e AMAcar OS interaSes do Eua. O Governo Panamenho Nega A ACUSAÇÃO DE Trump e Garante que o Canal, Respovel Por 5% do Comércio Marítimo Global e por 40% do Trráfego de Contarineres Americanos, Segue Sob Sua Administracão Soberana.
Insatisfiação com Acordo de Carter
Trump não Esconde Sua Insatisfição com O Acordo de 1977, Assinado Pelo Então Presidente Jimmy Carter, Que Garantiu A Devolução da Hidrovia ao Panamá Em 1999. ParaMo O Republicono, um Introder, um deles, o Panamá em 1999. Que Trump considera como vital para os eua nas Mãos de Um Governo Que, Segundo O Republicano, Está Permitindo neste Momento A expansa da influencia chinesa na região.
Nos Últimos meses, Trump Tem, reiterado, uma aceitação de um esforço para o Forte Controle (Incluindo Controle Militar) Sobre O Canal Do Panamá E, Na Semana Passada, Chegou A Acusar O País Centro-Americano de Estar Apogando como Evidên Comunista Sobre a Hidrovia.
“Ó Panamá Está Tentando Apagar Como Evidões Domínio Chinês Sobre o Canal, Mas Nós Sabemos uma Verdade”, Escreveu Ote, Chefe da Casa Branca Em Sua Rede Social, Verdade Social, Acusando O Governo Panameno De Remover Plac PELA REGIÃO.
Trump tamboma acusa os panamenhos de estarem explorando os estados unidos com “taxatas injustas” de pedágio para atravessar um hidrovia, algo que o panamá nega, afirdo que o aumento nas taxos nos Últintos Anos Octorreu Porca Por que se sever E RESTRINGIRAM A Quantidade de Navios Permitidos no Canal, Investimentos em Infraestrutura, inclluindo uma ampliação da capacidada da Hidrovia e Pela Alta demanda.
Além do Discurso
OS alertas emitidos Pelo Governo Trump Sobre A Questão da Hidrovia Não Têm Ficado Apenas Na Retórica. O Secretário de Estado Dos Eua, Marco Rubio, Viajou Ao Panamá No Domingo (2) E Avisou Que A Casa Branca “Tomaria Medidas” Se a Alegada influencia chinesa Sobre O Canal “Não Fosse Reduzida”. Poucos Horas Depois, O Presidente Panamenho, José Raúl Mulino, Anunciou que Seu Governo Não Vai Renovar O Acordo Assinado Em 2017 COM a China no LuaMbitO Da Iniciative do Cintão e Rota (Oou Nova Rota Da seda), o projétra de projésa de projusta do projétra e a Rota da Rota da Sedesa), Orajeta, oiRaMaRaMaRaMaRaMaRaMaRaMaRaMaRaMaMa. Pequim, que serve para auummar sua influencia pelolo mundo. Contudo, Mesmo Se Afastando Um Pouco Mais Chineses, Mulino reiterou a Soberania Panamenha Sobre O Canal.
Um canal de China controla o?
Embora a China tenha Ampliado Sua Presença Econômica no Panamá, um Maioria Dos Analistas Afirma que Pequim Não Exerce Controle Direto Sobre O Canal. Sem entanto, Algumas entra em especialistas alertam que uma influência de influência de empresas chinesas na infraestrutura porturuia da região representar um risco estratégico um longo prazo.
Uma Análise Feita Pelos Pesquisadores e Professores de Ci ência Política Carla Martinez Machain, da Universidade de Buffalo; Michael A. Allen, Da Boise State University e Michael E. Flynn, da Universidade Estadual do Kansas, Publicada No Site A conversaBasaada em Entrevistas com Autoridades Panamenhas e Americanas, Argumenta que o Panamá Temu Sindo Cuidadoso Ao Tud Equilibrar Sua RelAção com Washington E Pequim. Segundo OS Pesquisadores, o Panamá TEM Buscar Mantter Sua Autonomia Sobre Um canal gestão, SEM PERMITIR O DOMÍNIO DE NENHUMA DAS Grandes Pootgens Sobre O Local. O Artigo Pontua Que, Apesar Dos Investimentos Chineses Na Região, o Canal Continua Senda Operado Exclusivamento Pelo Governo Panamenho por Meio da Autoridade do Canal do Panamá (ACP), Que Ó UM Órgão Estatal Estatal Autonomo.
Um Conselho de Relações Exteriores do Artigo do Artigo (CFR), publicado na Semana passada, enfatiza que não há evidênias concretas de que o regime comunista de pequim tena controve sueto sobre a hidrovia, contudo, um análolise reconhecas, que é um hidrovia, contudo, uma análuse. Portos considerações Estratégicas para o Canal.
Uma principal empresa que opera portos não entrono do canal faz um portos de Hong Kong Hutchison, que controla, por portos de subsídios de subsidiária por portos, portos portos da fútilas de balbo e cristó, localizades, respectivamente, fúmeras na fútila Pacífica e Atlântico. O Porto de Balboa é um dos Maiores Terminais de Contêineres da América Central e Desempenha Um Papel Esserial NA Logística do Comércio Internacional. Já Cristóbal, sem atlânttico, é Ponto de Passagem Fundamental para Cargas Que Transitam Entre como Américas, Europa e Ásia. Um concessão da Hutchison Sobre eses portos portos foi renovada em 2021 e permanecerá em vigor 2047.
O VÍNCULO DA HUTCHISON PORTS COM HONG KONG A COLOCA SOB A JURISDIÇÃO DA LEI DE SEGURANCA NACIONAL CHINESA, QUE ESTÁ EM Vigor na Região Autônoma Desde O Ano Passado. Essa legislação permite que o regime de Pequim exija cooperação de empresas sediadas no território até mesmo para fins militares e de inteligência, o que gera questionamentos entre especialistas e funcionários do novo governo americano sobre o possível uso estratégico destes portos no entorno do canal por parte da China sem futuro. Segundo Informaça da Emissora França24, Na Semana Passada, O Secretário rubio chegou Uma era declarada na era “inaceitável” que empresas sediades em hong kong controlassem os Pontos de entrada e sanda do canal do panamá, alerto -que, caso pequim ourenasse, eLest Pomeiams .
De Acordo Com O Jornal Americano Sinal diárioDurante Uma Audi ênnda no Senado Dos Eua, Realizada na Última Semana, Daniel Maffei, Presidente da Comissão federal Maríima americana, alertou Sobre Os Riscos Estatégicos Associados à Crescentina Presença Desas Empresas Chines Chestas Notesos NotenCos, precedentes, precedentes precedesas em vez mais. Embora tenha Reconhecido que até o momento não há Evidênia de interferência direta de pequim na operação da hidrovia, maffei destacou que essA influencia chinesa na regulamento Pode Representar UM Problema no Futuro.
“Não é Difícil bloquear Uma via Navegável. O Canal do Panamá é Vulnerável em Termos de Infraestrutura. ESTE NÃO É UM LOCAL FORTÍFICO OU Militarizado ”, Afirmou ele.
Por Sua Vez, O Jurista Eugene Kontorovich, da Universidade George Mason, indicou durante a Mesma Audi ênnda do senado que pequim pode estar expandindo sua Presença Ele usou como exemplo o caso do mar do sul da porcelana, onde pequim inicialmente Investiu em infraestrutura civil e, Anos depois, militarizou um região com bases nAVais e pistas de Pouso.
“Muitas das ilhas artificiais da porcelana no mar do sul da porcelana começamaram como projetas supostamento civis antes de serem militarizadas”, lembrou.
Para uma Pesquisadora Jennifer Parker, do Colégio Nacional de Segurança da Universidade Nacional da Austrália, como os recentes Alegações de Trump Sobre O Canal Podem até ser Um Pouco Exageradas, Mas Sua Pré -ocupaça com A Apresenaça Chinesa No TEM Fundamento local.
Segundo escreveu Parker Em Uma Análise Feita para O Tanque de Pesquisa do Instituto de Política Estratégica Australiana (ASPI), um “China Não Controla Diretamental O Canal”, Mas Comanda OS Portos de Entrada e Sanda – Aqueles Das Cidades Seu Balboa e Cristóbala – São Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Domnio Esses Locais, Segundo Parker, Somado à Crescente Presença de Pequim na América Latina, Pode Impactar Futuramente A Segurança Econônica dos eua e Tamboma de Alias, como um austália.
Parker Cita que uma China tem um histórico de USAR Investimentos Estratégicos para Garantir Influência Geopolítica. Um caso de um caso que ocorreu na austália, ondes, em 2015, o governo local permitiu que uma empresa chinesa assumia um operação por 99 anos do porto de darwin, no norte do pai, algo quej -hom Estratégico.
“Assim Como Darwin é vital para uma segurança da austália, o canal do panamá é essencial para os estados estados”, Disse Parker.
Consenso bipartidário
DURANTE A AUDI ÊNCIA REALIZADA NO SENADO NA SEMANA PASSADA, O senador Republicano Ted Cruz Citou O Controle da Hutchison Portos Sobre OS Portos Nosis Extremos Do Canal. Cruz Disse Que, sem futuro, um cina pode USARSESSES PORPOS COMO PONTOS ESTRATÉGICOS PARA, QUANDO PARA DE SEU INTERESSE, inter -Ruxo O Fluxo Comercial Global. Ele Tamboma Acusou Pequim de Estar Construindo Uma Ponte no Canal Com um Exercício de Exercício UM Controle Indireto Sobre A Hidrovia.
“Como Empreas Chinesas Estão construindo uma ponte Sobre O Canal – Em um ritmo lento, para Levar Quase uma década – e controlam os portos de contêineres em ambas como extremidadas. Um ponte, anda inacabada, da -da -china, uma capa -de -china a capear. Aviso Prévio, E OS Portos ofrecem Pontos Estratégicos para Monitorar e Cronometro Esse AÇão.
“Não Podemos permitir que o OS Transportadorores Americanos Sejam Extorquidos”, continuando o senador. “Não Podemos Fechar os OLHOS SE O PANAMÁ EXPLORAR UM ATIVO DE IMPORTÁNCIA COMERCIAL E Militar Vital. E Não Podemos permanece Irtes ENQUANTO A China Avança Em Nosso Hemisfério”, Disse ELE.
Em nota ao Sinal diáriouma republicana de senadora marsha Blackburn afirmou que os eua evem condicionar desde já um ajuda financeira concedida ao panamá à redução da influencia chinesa no canal. Ela foi anda mais incisiva ao Afirmar na nota que uma presença de pequim no Já Deveria Estar Senda Tratada Como Questão de Prioridade Nacional.
“O Partido Comunista Chinês Já Demonsou Sua Disposição de Usar Empreas Estatais Para Atingir Objetivos Geopolíticos. Precisamos Estaros”, Declarou.
Democratas no Senado Também Domamaram PreocupAção com uma Presença Chinesa Chinesa no Panamá, Embora de FormA Mais Moderada. Uma democrata de Senadora Maria Cantwell Mencionou que Equipamentos de Telelecomunicação de Empresas Chinesas, como um Huawei, Estão SendO Instalados Nas Proximidades Do Canal, o que podria Representação Um Risco à Segunaça Cibnética.
“Estou Preocupada com OS Portos de PRESENDADE CHINESA NO PANAMÁ E SUA proximidade com o canal. Tambema Estou Propocupada Proocupada com uma Instalação de Equipamentos Chineses da Huawei e de Outra empresas Chinesas Perto Do Canal ”, Disse.
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