
O Senado dos Estados Unidos não conseguiu, na 11ª tentativa, aprovar uma lei de financiamento do governo, o que fez a paralisação da gestão federal completar 20 dias nesta segunda-feira (20).
Segundo informações da emissora CNN, foram 50 votos a favor da proposta e 43 contra. Pela regra da chamada obstrução, apenas projetos a partir de 60 votos completos avançaram no Senado.
Ou seja, mesmo tendo maioria na casa, com 53 cadeiras, o Partido Republicano precisa de votos da oposição para aprovar uma proposta para dar fim ao chamado shutdown, quando apenas serviços essenciais do governo americano estão em funcionamento.
O impasse reside no fato de que os democratas querem que uma lei de financiamento do governo federal inclua uma extensão dos subsídios para que famílias de baixa renda paguem planos de saúde.
Os republicanos, por outro lado, só aceitaram discutir a extensão dos benefícios se a paralisação do governo federal acabar e quiserem uma lei de financiamento provisória, com validade até 21 de novembro.
Nesta segunda-feira, um deputado republicano, Chip Roy, defendeu que seu partido vote pelo fim da obstrução. Os republicanos historicamente se opõem à derrubada da barreira, pois a decisão é útil para bloquear projetos no Senado quando os democratas têm maioria na casa.
Entretanto, no seu primeiro mandato (2017-2021), Trump defendeu o fim da obstrução. “Olha, eu gosto de poder bloquear coisas ruínas [projetos de lei] com [a regra que exige] 60 votos, não me entendo mal, mas sinto que é o único caminho [para encerrar o shutdown]”, disse Roy.
“Acho que os republicanos deveriam analisar bem a barreira de 60 votos, pois acho que estamos apenas nos prendendo a um sistema falido no momento”, argumentou.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/a/D/5XKbrjSOeKRMYQQAivvw/gabrielpensador.jpg)









Deixe o Seu Comentário