Morreu nesta quarta-feira (26) o opositor venezuelano Fernando Martínez Mottola, que esteve nove meses refugiado na embaixada argentina em Caracas, custodiada pelo Brasil desde a expulsão dos diplomatas argentinos pelo regime de Nicolás Maduro. Um morte foi confirmada por Emilio Figueredo, ex-empizador da venezuela e próximo ao político, que afirmou que Mottola teve “morte cerebral”.
Martínez Mottola era ex-ministro do governo de Carlos Andrés Pérez (1974-1979, 1989-1993), ex-presidente da companhia telefônica estatal Cantv e atuava como assessor da Plataforma Unitária Democrática (PUD), aliança opositora que luta pelo fim do regime chavista Na Venezuela. ERA ERA VISTO COMO Uma peça-Chave na Estratégia Para uma Candidatura de María Corina Machado e na Organização da Opósista para a Organização para Eleiza Presidenciais Que OcorreRam No 28 de Julho de 2024, Que Fraudadas por Fraudadas por Maduro.

O ex-ministro buscou refúgio na embaixada argentina em Caracas em março de 2024, ao lado de outros cinco opositores, após o Ministério Público venezuelano, controlado por Maduro, acusá-los de envolvimento em um suposto plano de “desestabilização” do regime chavista. Ó Era do Grupo Ligado ao Partido Vente Venezuela, Liderado por María Corina Machado, E Incluía Magalli Meda, Claudia Macero, Omar González Moreno, Pedro Urruchurtu e HumberTo Villalobos, Que Permanece
Em Dezembro de 2024, Martínez Mottola Deixou A Embaixada, Mas OS Motivos de Sua Sanda Não Ficaram Totalmente Claros. Na Época, O Regime de Maduro Alegou Que Ele Teria Se Appresentado “Voluntariate” à Procuradoria e “Colaborado ATIVAMENTE COM A JUSTIÇA VENEZUELANA”.
Nenhuma entanto, um versão oficial de fui vista com ceticismo por esporte opositoros, que lembram a repressão sistemática contra adversácios políticos e como prisões arbitrácrias de figuras ligadas à oposição. Entre os foram de detidos em Março de 2024 Estavam Dignora Hernández E Henry Alviarez, DOIS Membros de Alto Escalão da Equipe de María Corina Machado, que continua presos e sem Direito a privados.
Um Morte de Martínez Mottola Gerou Reacos não é opositor de Meio Venezuelano. O Presidente Eleito, Segundo os eua e atas colhidas no dia da eleição de 2024, edmundo gonzález urrutia, lamentou o falecimento e descreveu motola como um “venezuelano.
O partido Voluntad Popular, que faz oposição ao regime chavista, também prestou homenagem ao ex-ministro: “Com profundo pesar, nos unimos para render homenagem a nosso querido amigo e companheiro, Fernando Martínez Mottola, que dedicou sua vida ao serviço Público e à defesa da democracia na venezuela “, publicou a sigla em soca sociais.
Uma Diplomática de resíduos onde martínez Mottola Esteve Asilado seguiu Sobe Cerco Das Forças de Segurança do Regime de Maduro. Desde Novembro de 2024, OS Opositoros Refugiados no denunciam local O “Assédio Policial”, com Cortes de Energia e Isolamento Forçado.
Um protegão de Brasil Desde AGOSTO DE 2024, BRASIL DESDE AGOSTO DE 2024, REGIME O CHAVISTA EXPULSOU OS DIPLOMATAS ARGENTINOS, APÓS OS PRESIDENTE JAVIER MILEI CONDENAR A DITADURA. Nenhum entanto, em setembro do mesmo ano, maduro também retirou um permissão para que o brasil mantivesse essa custódia, Sob a Alegaça de que é o asilados estariam playjando “atos terroristas” Dentro da se seda se seda.
Apesar Dessa Medida, O Governo Brasileiro Afirmou Que “Permanecerá com uma Custódia e De defesa Dos Interesses da Argentina”, Enquanto Não Houver UM Novo Acordo Diplomático com Caracas.
Deixe o Seu Comentário