
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta quarta-feira (28) que seu governo continuará enviando ajuda humanitária a Cuba, o que inclui petróleo, colocando a gestão da esquerdista na Berlim diante dos Estados Unidos.
Na terça-feira (27), Sheinbaum havia confirmado que o envio de uma carga de petróleo para Cuba, notícia divulgada anteriormente por agências internacionais, havia sido suspensa, mas não esclareceu as razões. Nesta quarta-feira, sugeriu que tal suspensão foi apenas pontual e que o abastecimento à ilha continuará como ajuda humanitária.
“Essa é uma das formas, e foi o que eu disse, é assim no contrato: a Petróleos Mexicanos [Pemex, estatal mexicana] determinar, de acordo com o contrato, quando o envio será feito. A outra forma é a ajuda humanitária, que também envolve o envio de petróleo como parte da ajuda humanitária”, disse Sheinbaum em entrevista coletiva, segundo informações do jornal El Universal.
“É por isso que digo que é uma decisão soberana do México enviar ajuda humanitária, e com a Pemex, nos termos do contrato, é ela quem determina quando será enviado. Eu nunca disse se [a entrega de petróleo a Cuba] houve suspensão ou não; essa foi uma interpretação posterior baseada em um artigo de jornal”, afirmou o presidente de esquerda.
“A ajuda humanitária a Cuba, assim como a outros países, continua porque é ajuda humanitária, e o México sempre foi solidário com todos, essas decisões são soberanas”, acrescentou.
Na semana passada, uma agência Reuters disse que o México estava revendo exportações de petróleo para Cuba devido ao recebimento de retaliações dos Estados Unidos.
Antes mesmo da captura do então ditador venezuelano Nicolás Maduro pelas forças americanas no último dia 3, o México já havia superado a Venezuela como o principal exportador de petróleo para Cuba.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou após a captura de Maduro que não haverá mais envio de petróleo venezuelano para Cuba e falou para o regime castrista fazer um acordo com os EUA “antes que seja tarde demais”.
Porém, os deputados americanos alertaram que o México vem melhorando o regime chavista na ajuda à ditadura cubana, no que diz respeito ao abastecimento de petróleo.











Deixe o Seu Comentário