Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros forgidos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Até esta sexta-feira (15), ao menos dois brasileiros foram detidos.
Há um mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicita a extradição do grupo. Ele atendeu a um pedido da Polícia Federal e notificou o Ministério da Justiça, que encaminhou o pedido ao país vizinho.
A ordem foi assinada pelo juiz Daniel Rafecas, chefe da 3ª Vara Federal, que conduziu audiências com os presos e decidiu sobre a extradição, segunda apuração do jornal Folha de S.Paulo. Após a decisão de Rafecas, os foragidos ainda poderão recorrer à Corte Suprema de Justiça.
O Brasil e a Argentina fazem parte do Acordo de Extradição entre os Estados Partes do Mercosul. O texto foi promulgado em 2006 pelo presidente Lula (PT).
Foragido foi preso em La Plata
A polícia da província de Buenos Aires prendeu um dos alvos do mandado de prisão, nesta quinta (14), na cidade de La Plata, cerca de 50 quilômetros ao sul da capital argentina. O forgido foi condenado a 17 anos de prisão por invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Segundo fontes do Ministério de Segurança da Província de Buenos Aires, ocorreu uma captura quando policiais avistaram um homem na rua em “atitude suspeita”. O homem foi identificado e o mandado de prisão foi localizado no sistema da polícia.
A prisão foi notificada a um Tribunal Penal e Correcional Federal da Argentina, que endossou a atuação da Polícia de Buenos Aires. A segunda prisão ocorreu nesta sexta-feira (15). (Com Agência EFE)
Deixe o Seu Comentário