
O governo japonês informou nesta segunda-feira (17) que mobilizou sua aviação após a detecção de um suposto drone chinês nas proximidades de seu território, em meio à crescente tensão diplomática entre os países nos últimos dias.
O objeto foi identificado perto da ilha de Yonaguni, mais próxima de Taiwan. “No sábado, 15 de novembro, confirmou-se que uma aeronave não tripulada, comprovada de origem chinesa, sobrevoou a área entre a ilha de Yonaguni e Taiwan. Em resposta, a aviação de combate da Força Aérea de Autodefesa do Japão foi mobilizada”, anunciou o Ministério da Defesa nas redes sociais.
O episódio surgiu dias depois da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugerindo no Parlamento que um ataque militar da China à ilha autogovernada poderia implicar a atuação das Forças de Autodefesa Japonesas.
As palavras do governante japonês foram recebidas com protesto pela China, que pediu uma retratação e recomendou aos seus cidadãos que não viajem ao arquipélago, alegando uma limitação do ambiente de segurança para os cidadãos chineses.
Tóquio também emitiu um protesto diplomático por um comentário nas redes sociais do cônsul chinês em Osaka, Xue Jian, publicado e posteriormente apagado, no qual defendeu a decapitação da premiê japonesa.











Deixe o Seu Comentário